Fórum Cabovisão

Fórum Cabovisão
Data/Hora: 26 Set 2026 08:11

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Página 1 de 1 [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: 50 MILHÕES SEM ELECTRICIDADE NO BRASIL E PARAGUAI
MensagemEnviado: 11 Nov 2009 10:27 

Registado: 23 Jan 2009 22:18
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
Pois é.

Parece que começou às 00h00 de Lisboa e prolongou-se pela madrugada, um apagão que deixou toda essa gente sem electricidade.

São Paulo, Rio de Janeiro (duas das cidades mais populosas de todo o Hemisfério Sul) foram apenas duas das afectadas, com Polícia Militar e todo o aparelho de Segurança nas ruas, para evitar motins e saques.

Foi um problema na maior barragem do Mundo (segundo dizem), que é operada conjuntamente pelo Brasil e Paraguai.

Não sei se estarão lembrados de um apagão que tivemos em Portugal há uns anos e que também deixou mais de metade de Portugal sem luz.

O problema foi causado por uma cegonha, foi o que, então, disseram por cá. Alguém ficou convencido?

Nesta barragem, terá sido... Talvez a capivara daquela brasileira que apareceu recentemente num vídeo, a cuspir num Monumento Nacional? Talvez um cardume de piranhas que se infiltraram nos reactores e mastigaram os cabos? Uma preguiça que resolveu dormir a sesta num transformador? Uma manada de manatins que entupiu as condutas? Vá-se lá saber...

Ou será que foi também uma cegonha? Será que foi a mesma? Já que a que causou o apagão em Portugal nunca foi encontrada, vai na volta emigrou!

O que é que acham?

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

Assunto da Mensagem: Re: 50 MILHÕES SEM ELECTRICIDADE NO BRASIL E PARAGUAI
MensagemEnviado: 11 Nov 2009 19:11 
BANIDO

Registado: 22 Abr 2009 15:44
ISP: Cabovisao
Acesso: Cabo
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
Que a cegonha a essa hora já estava a dormir.. Não pode ter sido ela... :lol: :lol: :lool: :lool:

MensagemEnviado: 11 Nov 2009 21:55 

Registado: 21 Out 2009 09:09
Boas...
É assim...
Para quem conhece a zona de Aveiro (pelo menos) sabe que foram colocados pela própria EDP ninhos para as cegonhas.
Sim... é possível que uma cegonha cause tantos danos.
Conheço uma pessoa que desempenha um cargo na EDP relacionado com as linhas de média tensão e que me explicou que:
- Vai uma cegonha a passear sobre uma das linhas de alta tensão... chegando próximo ao poste existe o que eles chamam de "barramentos". Se a cegonha colocar uma pata no barramento, mantendo a outra no cabo de alta tensão, isso de facto pode dar origem ao rebentamento dessa linha, com os danos que daí advém.
Sei também que nos últimos anos, afim de evitar isso, a EDP começou a isolar essa zona (barramentos) afim de evitar esses problemas.

No caso do Brasil, já não é o primeiro "apagão". Não me recordo a que se deveu o primeiro, mas de acordo com o que os paraguaios já vieram dizer sobre...

"A companhia estatal de eletricidade do Paraguai ANDE afirmou nesta quarta-feira que o apagão que afetou 18 estados do Brasil e todo o Paraguai não se originou na represa binacional Itaipu, e sim em uma linha de transmissão de uma empresa brasileira.
O apagão aconteceu "como consequência de uma falha em três linhas de transmissão, de 750.000 volts cada uma, na região de São Paulo", indicou à AFP o engenheiro Jacinto Bernal, porta-voz da ANDE.
Estas (linhas) deixaram de funcionar por problemas atribuídos ao mau tempo. Itaipu conseguiu continuar produzindo, mas sem linha, explicou."

... parece que foi o mau tempo!

MensagemEnviado: 11 Nov 2009 22:40 
BANIDO

Registado: 22 Abr 2009 15:44
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
A chover e a essa hora? Vá,a cegonha deveria estar a ver a novela com o aquecedor ao lado e os filhos já a dormir. O pai a ver programa de carros. A avó a fazer croché e o avô a reviver os seus tempos de miúdo.

Acho que também ficaram afectados com isto tudo, afinal para se ver a novela, ligar o aquecedor e ver o programa de carros é preciso electricidade...

Sempre a dar a culpa ás cegonhas que raio !

:lol: :lol: :lol: :lool: :lool: :lool:

MensagemEnviado: 11 Nov 2009 23:55 

virtuaman Escreveu:
Conheço uma pessoa que desempenha um cargo na EDP relacionado com as linhas de média tensão e que me explicou que:
- Vai uma cegonha a passear sobre uma das linhas de alta tensão... chegando próximo ao poste existe o que eles chamam de "barramentos". Se a cegonha colocar uma pata no barramento, mantendo a outra no cabo de alta tensão, isso de facto pode dar origem ao rebentamento dessa linha, com os danos que daí advém.

Tanto a nível de média-tensão como de alta-tensão, sabes o que acontece a uma cegonha, se fôr electrocutada?

Fica imediatamente torradinha, tal a diferença e intensidade da corrente.

Não é o suficiente para rebentar qualquer linha, senão é o que mais tínhamos em Portugal era disso, com tantas rapinas e cegonhas que morrem dessa forma.

Se fosse um corpo com muito mais massa, tipo uma vaca, cavalo, etc, aí sim, poderia causar esse tipo de estrago, porque a corrente passaria durante muito mais tempo e acabaria por derreter o outro ponto de contacto, fosse ele um barramento ou o próprio poste. Mas uma cegonha ou qualquer outra ave, por muito maior que seja... Nem pensar!

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

MensagemEnviado: 12 Nov 2009 00:17 

Registado: 02 Set 2009 00:30
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
Na volta aquela "pessoa" de origem Brasileira que diz que tem um tetravô que passou alguns dias em Lisboa (zona de Monsanto) e travou conhecimento com uma mulher Brasileira de profissão duvidosa e respondia pelo sobrenome "Proença"... ufa... cuspiu para um cabo de alta tensão. Digo eu... :lol:

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: 12 Nov 2009 00:43 

Registado: 21 Out 2009 09:09
VIRIATUM Escreveu:
virtuaman Escreveu:

Tanto a nível de média-tensão como de alta-tensão, sabes o que acontece a uma cegonha, se fôr electrocutada?

Não é o suficiente para rebentar qualquer linha, senão é o que mais tínhamos em Portugal era disso, com tantas rapinas e cegonhas que morrem dessa forma.

Se fosse um corpo com muito mais massa, tipo uma vaca, cavalo, etc, aí sim, poderia causar esse tipo de estrago, porque a corrente passaria durante muito mais tempo e acabaria por derreter o outro ponto de contacto, fosse ele um barramento ou o próprio poste. Mas uma cegonha ou qualquer outra ave, por muito maior que seja... Nem pensar!

Viriatum...
Tens a certeza que uma cegonha não é suficiente para o fazer?
Queres contradizer o conhecimento técnico de uma pessoa que trabalha na EDP há mais de 30 anos, e que não tem quaisquer motivos para me mentir sobre esses factos?
Claro que a cegonha vai logo ao ar, mas a linha também vai... aliás até basta um pequeno pardal ou uma pequena andorinha para que o efeito do rebentamento da linha aconteça.
Se tiveres disposto a pagar os "estragos", pode ser que se consiga arranjar maneira de te provar isso :)

MensagemEnviado: 12 Nov 2009 15:51 

virtuaman Escreveu:
VIRIATUM Escreveu:
virtuaman Escreveu:

Viriatum...
Tens a certeza que uma cegonha não é suficiente para o fazer?
Queres contradizer o conhecimento técnico de uma pessoa que trabalha na EDP há mais de 30 anos, e que não tem quaisquer motivos para me mentir sobre esses factos?
Claro que a cegonha vai logo ao ar, mas a linha também vai... aliás até basta um pequeno pardal ou uma pequena andorinha para que o efeito do rebentamento da linha aconteça.
Se tiveres disposto a pagar os "estragos", pode ser que se consiga arranjar maneira de te provar isso :)

Epá, não é contradizer ninguém, mas eu também tenho o meu conhecimento científico, técnico e práctico das DEZENAS de Aves de Rapina (diurnas e nocturnas), Necrófagas e Ciconiformes (Branca e Negra) que vi electrocutadas no Planalto Mirandês quando lá trabalhei.

E nenhuma linha foi abaixo... E, também lá, algumas cegonhas fazem ninho em alguns postes. Excepto a Cegonha Negra, que o faz sempre em escarpas isoladas e a salvo de predadores, tal como algumas Rapinas e Necrófagas.

Mas olha que também conheço muito ex-Guarda Florestal (agora foram todos transferidos para o SEPNA da GNR) e que continuam a afirmar a pés juntos que há o Texugo-Porco e o Texugo-Cão, quando na realidade, em Portugal, só há uma única espécie de Texugo.

Imagem

Página 1 de 1 [ 8 mensagens ] 

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: