|
Data/Hora: 07 Out 2026 11:31
|
 |
|
 |
|
| Autor |
Mensagem |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Tou... mas não tou...  Enviado: 22 Out 2009 17:27 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
|
virtuaman Escreveu: Tens toda a razão fagulhas... o meu também já se mantém o mesmo há vários meses. O engraçado é que já fiz reset várias vezes, e o ip permanece inalterado. E isso de ter ip's dinâmicos, mais dia menos dia até deve acabar... se os modens e/ou routers estão ligados 24 horas por dia e os isp's têm de disponibilizar para cada um deles um ip, não há grande lógica de haver ip's dinâmicos (digo eu). Ip's dinâmicos quanto a mim tinha alguma lógica quando trabalhávamos com os velhinhos modem's dial-up analógicos em que 90% dos clientes só se ligavam umas horitas por dia. Aí sim se justificava... bastava aos operadores terem 75% dos ip's em relação ao nº de clientes que já lhes chegava e bem para terem tudo controlado. Agora não... são mesmo obrigados a ter um ip por cada equipamento que colocam no mercado, pelo que a lógica do ip dinâmico deve começar a desaparecer. Mas como eu disse... é a minha opinião. Não li em lado nenhum que os isp's irão passar a disponibilizar ip's fixos gratuitamente  Cumprs. Não, até porque não há necessidade. Pelo menos para os clientes residenciais e/ou profissionais liberais que não tenham necessidades específicas como seja um website, um servidor de email, serviços eCommerce, etc, na realidade não há nenhuma razão para disponibilizar IP's fixos a este tipo de clientes. Seja de forma gratuita ou não. O teu IP poderá permanecer inalterado durante meses, é verdade, mas como disse antes, isso tem apenas a ver com a forma como o IP é atribuído pelo servidor DHCP. Nada mais. E é preciso não esquecer que aqui estamos a falar de Cabo, mas se fôres para o ADSL, cujas ligações sejam feitas em PPPoE (Clix, Optimus Negócios) ou PPPoA (Sapo que na publicidade é uma rã, Telepac, Meo), cada vez que reinicias o router/modem, vais obter um IP diferente, só muito raramente obterás o mesmo. A Vodafone usa ETHoA e na práctica o sistema de atribuição de IP é muito semelhante ao Cabo, mas cada vez que reinicio o router (e aqui dependendo do tempo de sincronismo, porque este router é IPTV e demora mais tempo), nada me garante que eu venha a ter o mesmo IP. Mas é por causa destas questões de disponibilidade de IP's em geral, intimamente ligado ao cada vez maior número de clientes de Internet (tanto residenciais como empresariais) que o IPv6 mais dia menos dia irá ser o padrão, em vez do actual IPv4. Em http://portal2.ipb.pt/portal/page?_pageid=333,701017&_dad=portal&_schema=PORTAL&pag=SI_SERV_IPv6 podem consultar mais informação.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Tou... mas não tou...  Enviado: 22 Out 2009 17:31 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
|
Fagulhas Escreveu: VIRIATUM Escreveu: Sim, mas isso tem apenas a ver com a disponibilidade de IP's e a forma como o próprio IP é atribuído pelo servidor DHCP.
Preferencialmente ficarás com o mesmo IP, sempre que possível, mas verificarás que basta mudares de placa de rede para obteres logo outro IP. Obviamente, visto que outro hardware = outro MAC address. Se bem que a unica coisa que muda sao os ultimos 3 digitos, algo que até á pouco tempo não acontecia por aqui, portanto penso que certas zonas equivalem a certas ranges de ip's. Poderá não ser apenas os 3 últimos dígitos. Podes passar de um IP 217.129.XXX.XXX para um 84.91.XXX.XXX ou qualquer outra gama de IP's que a Cabovisão tenha. Por exemplo, aqui em Corroios estava sempre com IP 84, mas em Stº André andava sempre a variar entre 84 e 217. As gamas de IP's não têm necessariamente a ver com qualquer tipo de zonamento. Tanto podes ter IP 217 em Gaia como em Viseu ou Silves. E entretanto o vizinho do lado tem IP 84. Tem apenas a ver com a disponibilidade de IP no momento em que sincronizas no servidor DHCP. Só isso.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
tRaFFiCaMoS
|
Assunto da Mensagem: Re: Tou... mas não tou...  Enviado: 27 Out 2009 11:53 |
Registado: 19 Out 2009 01:39 Mensagens: 9
|
Pois, o IP da cabovisao é dinamico mas para mim é uma dor de cabeça, mais quase uma semana de volta da net e a fazer telefonemas para o apoio em que me dizem "Mas aqui está tudo bem com o seu router", tão pois eles olham para o monitor e veem uma luz verde é porque está tudo bem, idiotas de..., enfim estes gajos metem-me cá uma piada, mas o problema continua, agora já nem copiar/colar os dados no IP estático funciona, o IP mudou, agora começa por 84 , tou a ver que tenho de ir bater o pé (ou em alguém) á loja da cabovisao que eu já quase não tenho cabelos para arrancar. 
|
|
|
|
 |
|
Fagulhas
|
Assunto da Mensagem: Re: Tou... mas não tou...  Enviado: 27 Out 2009 15:45 |
Registado: 25 Jun 2009 22:39 Mensagens: 63 Localização: Aveiro - São João da Madeira
ISP: Cabovisao
Acesso: 10MB
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
|
tRaFFiCaMoS Escreveu: Pois, o IP da cabovisao é dinamico mas para mim é uma dor de cabeça, mais quase uma semana de volta da net e a fazer telefonemas para o apoio em que me dizem "Mas aqui está tudo bem com o seu router", tão pois eles olham para o monitor e veem uma luz verde é porque está tudo bem, idiotas de..., enfim estes gajos metem-me cá uma piada, mas o problema continua, agora já nem copiar/colar os dados no IP estático funciona, o IP mudou, agora começa por 84 , tou a ver que tenho de ir bater o pé (ou em alguém) á loja da cabovisao que eu já quase não tenho cabelos para arrancar.  O problema não é da cabovisão, mas sim do teu router, algo que eles sao alheios a não ser que o equipamento seja fornecido pela cabovisão. É normal que eles digam que está tudo bem, o modem sincroniza e eles verificam o sinal até ele. Entre o modem e o pc (neste caso o router), é algo que eles não conseguem nem podem/devem diagnosticar, se não era uma borga os provedores de internet acederem aos nossos routers. A opiniao que dei ao meu familiar quando deparei-me com o mesmo problema, foi de comprar outro router. Esse simplesmente ignora o sincronismo do modem e não actualiza o DHCP correctamente. Visto que não consegues aceder usando o static ip, verifica novamente os dados, visto que como o ip mudou, tambem o gateway deve de ter mudado, têm de ser mudados.
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Tou... mas não tou...  Enviado: 27 Out 2009 16:06 |
|
Fagulhas Escreveu: Entre o modem e o pc (neste caso o router), é algo que eles não conseguem nem podem/devem diagnosticar, se não era uma borga os provedores de internet acederem aos nossos routers. É que nem te passa pela cabeça... Até à password do router se tem acesso, nalguns casos e conforme o tipo de ligação usada... Em xDSL (PPPoE e PPPoA) é mais fácil, já que implica o uso de uma password sem a qual não consegues autenticar, mas consegues ter acesso aos users e passwords tentados, além dos correctos. Consegues aínda ver os valores, configurar, etc, além de conseguires até actualizar o firmware do próprio router. Não te esqueças que o Apoio Técnico trabalha com ferramentas de Administração de Rede... Ferramentas essas que têm "privilégios especiais"... Logicamente, há questões de Ética envolvidas e não é permitido a qualquer asistente que ande por aí a "espiar" routers, alterar passwords, firmwares, etc. Um que seja apanhado a fazê-lo ou que se detecte que o fez, já sabe o que lhe acontece, portanto... Além disso, também há procedimentos implementados e não pode ser o ISP a alterar qualquer password de administração de um router ou alterar parametrizações. Apenas pode assistir o cliente a fazê-lo e nada mais. Tecnicamente poderia fazê-lo, mas está impossibilitado de o fazer. Outro casos há em que o cliente não pode fazer essas alterações e tem de ser o próprio ISP a fazê-las, como por exemplo nos casos em que o firmware foi alterado e apenas o ISP pode mexer nas parametrizações da ligação, como na Vodafone, por exemplo. Se, por exemplo, o router da Cabovisão tivesse um firmware próprio e que não permitisse ao cliente fazer certo tipo de alterações no router, teria de ser a Cabovisão a fazê-las, tal como no caso da Vodafone. Mas não se preocupem com essas questões, até porque mesmo que os assistentes quisessem fazê-lo, as solicitações são sempre tantas que nem têm tempo para se coçarem, quanto mais para entrar nos routers dos clientes...
|
|
|
|
 |
|
Fagulhas
|
Assunto da Mensagem: Re: Tou... mas não tou...  Enviado: 27 Out 2009 16:33 |
Registado: 25 Jun 2009 22:39 Mensagens: 63 Localização: Aveiro - São João da Madeira
ISP: Cabovisao
Acesso: 10MB
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
|
VIRIATUM Escreveu: Fagulhas Escreveu: Entre o modem e o pc (neste caso o router), é algo que eles não conseguem nem podem/devem diagnosticar, se não era uma borga os provedores de internet acederem aos nossos routers. É que nem te passa pela cabeça... Até à password do router se tem acesso, nalguns casos e conforme o tipo de ligação usada... Em xDSL (PPPoE e PPPoA) é mais fácil, já que implica o uso de uma password sem a qual não consegues autenticar, mas consegues ter acesso aos users e passwords tentados, além dos correctos. Consegues aínda ver os valores, configurar, etc, além de conseguires até actualizar o firmware do próprio router. Não te esqueças que o Apoio Técnico trabalha com ferramentas de Administração de Rede... Ferramentas essas que têm "privilégios especiais"... Logicamente, há questões de Ética envolvidas e não é permitido a qualquer asistente que ande por aí a "espiar" routers, alterar passwords, firmwares, etc. Um que seja apanhado a fazê-lo ou que se detecte que o fez, já sabe o que lhe acontece, portanto... Além disso, também há procedimentos implementados e não pode ser o ISP a alterar qualquer password de administração de um router ou alterar parametrizações. Apenas pode assistir o cliente a fazê-lo e nada mais. Tecnicamente poderia fazê-lo, mas está impossibilitado de o fazer. Outro casos há em que o cliente não pode fazer essas alterações e tem de ser o próprio ISP a fazê-las, como por exemplo nos casos em que o firmware foi alterado e apenas o ISP pode mexer nas parametrizações da ligação, como na Vodafone, por exemplo. Se, por exemplo, o router da Cabovisão tivesse um firmware próprio e que não permitisse ao cliente fazer certo tipo de alterações no router, teria de ser a Cabovisão a fazê-las, tal como no caso da Vodafone. Mas não se preocupem com essas questões, até porque mesmo que os assistentes quisessem fazê-lo, as solicitações são sempre tantas que nem têm tempo para se coçarem, quanto mais para entrar nos routers dos clientes... Se queres que te seja honesto, não acredito que, no caso do cabo e routers que sao fabricados/comprados por terceiros, isso seja possivel. No caso do xDSL, aì sim ja acredito e posso confirmar, visto que pelo menos antigamente, a maior parte dos provedores adsl de portugal, forneciam modem e router no mesmo aparelho, algo que era totalmente controlado por eles, se bem que acho muito bem, visto que a parametrização do adsl é completamente diferente do cabo e não é algo que um utilizador comum deva mexer..
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Tou... mas não tou...  Enviado: 27 Out 2009 22:35 |
|
Fagulhas Escreveu: VIRIATUM Escreveu: Fagulhas Escreveu: Entre o modem e o pc (neste caso o router), é algo que eles não conseguem nem podem/devem diagnosticar, se não era uma borga os provedores de internet acederem aos nossos routers. É que nem te passa pela cabeça... Até à password do router se tem acesso, nalguns casos e conforme o tipo de ligação usada... Em xDSL (PPPoE e PPPoA) é mais fácil, já que implica o uso de uma password sem a qual não consegues autenticar, mas consegues ter acesso aos users e passwords tentados, além dos correctos. Consegues aínda ver os valores, configurar, etc, além de conseguires até actualizar o firmware do próprio router. Não te esqueças que o Apoio Técnico trabalha com ferramentas de Administração de Rede... Ferramentas essas que têm "privilégios especiais"... Logicamente, há questões de Ética envolvidas e não é permitido a qualquer asistente que ande por aí a "espiar" routers, alterar passwords, firmwares, etc. Um que seja apanhado a fazê-lo ou que se detecte que o fez, já sabe o que lhe acontece, portanto... Além disso, também há procedimentos implementados e não pode ser o ISP a alterar qualquer password de administração de um router ou alterar parametrizações. Apenas pode assistir o cliente a fazê-lo e nada mais. Tecnicamente poderia fazê-lo, mas está impossibilitado de o fazer. Outro casos há em que o cliente não pode fazer essas alterações e tem de ser o próprio ISP a fazê-las, como por exemplo nos casos em que o firmware foi alterado e apenas o ISP pode mexer nas parametrizações da ligação, como na Vodafone, por exemplo. Se, por exemplo, o router da Cabovisão tivesse um firmware próprio e que não permitisse ao cliente fazer certo tipo de alterações no router, teria de ser a Cabovisão a fazê-las, tal como no caso da Vodafone. Mas não se preocupem com essas questões, até porque mesmo que os assistentes quisessem fazê-lo, as solicitações são sempre tantas que nem têm tempo para se coçarem, quanto mais para entrar nos routers dos clientes... Se queres que te seja honesto, não acredito que, no caso do cabo e routers que sao fabricados/comprados por terceiros, isso seja possivel. No caso do xDSL, aì sim ja acredito e posso confirmar, visto que pelo menos antigamente, a maior parte dos provedores adsl de portugal, forneciam modem e router no mesmo aparelho, algo que era totalmente controlado por eles, se bem que acho muito bem, visto que a parametrização do adsl é completamente diferente do cabo e não é algo que um utilizador comum deva mexer.. No caso do Cabo (tal como Fibra) é possível na mesma. Até mesmo no xDSL para routers adquiridos extra-ISP. São protocolos e mini-aplicativos de Rede que são usados. Mas lá está... Nada com que alguém se deva preocupar.
|
|
|
|
 |
|
|
 |
|
 |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|