|
Data/Hora: 26 Set 2026 19:45
|
 |
|
 |
|
| Autor |
Mensagem |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 18 Ago 2009 16:27 |
| BANIDO |
 |
Registado: 23 Jan 2009 18:11 Mensagens: 1591
|
ricardojcampos Escreveu: Não. Há as pessoas é que lhes deram os vários sons para complicar. Se quando te referes à letra o e pronuncias ó porque é que hás-de pronunciar como u se já existe uma letra que se pronuncia u? sabes (ou alguém sabe) explicar cientificamente esta aberração? Mas note-se que eu não peço que seja para se fazer estas alterações de animo leve, devem ser pensadas e implementadas aos poucos e daqui a dezenas ou centenas de anos estavam enraizadas na nossa cultura (não confundir com a cultura do nabo). pois seria muito complicado para nós que aprendemos duma maneira cumecarmus agora a escrever sem letras desnececárias i com u sõ qe realmente pronunciamus i não comu alguns querem que nós escrevamos... se dizes caza porque escreves casa? Quando eu acho que já não me irei surpreender com tamanhos pontapés na Língua Portuguesa, eis que vem o amigo ricardojcampos e me surpreende até mais não. Como é possível teres um espírito de relativismo e assassínio linguístico tão apurado? Nunca esperei ver tal coisa escrita em lado nenhum. Acredita, se algum dia eu presenciar tal violação, tal ignobilidade, tal nojice digo ainda, eu deixarei de escrever em Português! Bem, mas eu vou-me poupar a mais comentários. É preferível, se não ainda sai daí alguma coisa ainda mais arrebatadora, se é que é possível!
|
|
|
|
 |
|
VuDu
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 18 Ago 2009 21:37 |
Registado: 24 Jan 2009 14:04 Mensagens: 61
|
|
Apesar das "aberridades" ele acaba por ter alguma razão quando diz que complicamos quando já temos uma vogal "u" e usamos o "o" sem acento como se fosse "u".
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 19 Ago 2009 09:54 |
| BANIDO |
 |
Registado: 25 Jan 2009 00:13 Mensagens: 742 Localização: Alcácer do Sal
ISP: nulo
Acesso: Cabo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
|
lithos Escreveu: ricardojcampos Escreveu: Não. Há as pessoas é que lhes deram os vários sons para complicar. Se quando te referes à letra o e pronuncias ó porque é que hás-de pronunciar como u se já existe uma letra que se pronuncia u? sabes (ou alguém sabe) explicar cientificamente esta aberração? Mas note-se que eu não peço que seja para se fazer estas alterações de animo leve, devem ser pensadas e implementadas aos poucos e daqui a dezenas ou centenas de anos estavam enraizadas na nossa cultura (não confundir com a cultura do nabo). pois seria muito complicado para nós que aprendemos duma maneira cumecarmus agora a escrever sem letras desnececárias i com u sõ qe realmente pronunciamus i não comu alguns querem que nós escrevamos... se dizes caza porque escreves casa? Quando eu acho que já não me irei surpreender com tamanhos pontapés na Língua Portuguesa, eis que vem o amigo ricardojcampos e me surpreende até mais não. Como é possível teres um espírito de relativismo e assassínio linguístico tão apurado? Nunca esperei ver tal coisa escrita em lado nenhum. Acredita, se algum dia eu presenciar tal violação, tal ignobilidade, tal nojice digo ainda, eu deixarei de escrever em Português! Bem, mas eu vou-me poupar a mais comentários. É preferível, se não ainda sai daí alguma coisa ainda mais arrebatadora, se é que é possível! mas porquê? as opiniões são para ser dadas, as sugestões para serem analisadas, mas como eu não tenho vagar para isso nem conhecimentos deixo isso para quem estuda e se preocupa com isso, pois nem eu tão relativista e progressista da língua portuguesa consigo escrever como penso com a devida rapidez necessária para expor as minhas ideias e opiniões que até nalguns casos podem não ser executáveis mas têm que me justificar muito bem porquê. Ainda pergunto: ter a opinião de simplificar a escrita da língua portuguesa é assassiná-la? ou será reavivá-la e evoluir para uma forma simples de escrever sem termos de nos preocupar se é com i ou e ou u ou o que se escreve determinada palavra? tenho um familiar que se chama Baltasar e ele diz-me que quando aprendeu as escrever era com z mas agora é com s, a isto é que eu acho que seria um assassínio da língua, se prenunciamos z porque confundimos as crianças (e alguns adultos) com o s. ainda não me apresentaram qualquer dado cientifico para estas questões apenas criticaram e chamaram assassino linguístico que para mim isto é que é relativismo e sectarismo, mais umas opiniões minhas: porque se usam 2 letras nas palavras: cheguei, acho, etc se podemos usar o x. Já viram os caracteres que se poupavam porque se há-de usar este h se não se lê? (á-de)
_________________ Saudações Benfiquistas
|
|
|
|
 |
|
VuDu
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 21 Ago 2009 12:33 |
|
|
Se tens boas ideias e não as queres "perder", organiza-las. Isso não serve de desculpa para começares as frases com letras minúsculas, não usares virgulas e parágrafos, etc... Uma pessoa perde vontade de ler e analisar textos quando estão mal escritos e estruturados. A prova disso foi o lithos ter achado que escreveste com erros ortográficos, aquilo que eu assumo que tu tenhas escrito mal, mas propositadamente.
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 21 Ago 2009 16:52 |
| BANIDO |
 |
Registado: 25 Jan 2009 00:13 Mensagens: 742 Localização: Alcácer do Sal
ISP: nulo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
|
VuDu Escreveu: Se tens boas ideias e não as queres "perder", organiza-las. Isso não serve de desculpa para começares as frases com letras minúsculas, não usares virgulas e parágrafos, etc... Uma pessoa perde vontade de ler e analisar textos quando estão mal escritos e estruturados. A prova disso foi o lithos ter achado que escreveste com erros ortográficos, aquilo que eu assumo que tu tenhas escrito mal, mas propositadamente. bem eu não estou a escrever para algo oficial portanto as maiúsculas para mim não me afectam na maneira de escrever à pressa mas eu não organizo-las, mas sim organizo-as (as ideias) se tiver vagar, cá está jogar pedras aos telhados dos outros... e a pontuação até o prémio nobel quase que não a utiliza, e eu já disse não sou barra em português mas tento não dar erros, mas construir frases é mais difícil principalmente quando se quer mostrar a nossa opinião na net em foruns, blogs, chats, etc... agora há pessoas que até partem quase para a ofensa, porque há alguém que não escreve tão bem e porque têm opiniões diferentes...
_________________ Saudações Benfiquistas
|
|
|
|
 |
|
paulanogueira
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 21 Ago 2009 18:47 |
Registado: 19 Jul 2009 00:08 Mensagens: 4
ISP: ZAPP
Acesso: RADIO
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
INDICAÇÕES EVENTUAIS: PARCERIA DISSOLVIDA, PARCEIRA NÃO CUMPRIU OS TERMOS DA PARCERIA
|
|
Parece-me que este tópico tem de ser dividido entre discussões sobre o Acordo Ortográfico e esclarecimento de dúvidas sobre língua portuguesa (que foi para isso que solicitaram a minha contribuição). A língua escrita não é um sistema perfeito porque trata-se de uma convenção que visa registar o que é, na realidade, um sistema oral. Logo, a meu ver, por muitas tentativas que se façam para fazer corresponder a grafia ao som, dificilmente iremos encontrar um sistema perfeito. Porque é que fazemos a distinção entre línguas vivas e línguas mortas? Porque há línguas que deixaram de ser faladas, daí dizermos estarem mortas. As línguas vivas são aquelas que são faladas e, por isso, estão sempre em constante mutação. Quanto ao "novo" Acordo encaro-o como mais uma tentativa de normalizar uma língua que nunca foi e nunca será uniforme e não me parece que vá conseguir facilitar significativamente o entendimento entre os vários povos que comunicam em português.
_________________ Paula Nogueira http://emportuguescorrecto.blogs.sapo.pt
|
|
|
|
 |
|
VuDu
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 22 Ago 2009 11:06 |
|
ricardojcampos Escreveu: VuDu Escreveu: Se tens boas ideias e não as queres "perder", organiza-las. Isso não serve de desculpa para começares as frases com letras minúsculas, não usares virgulas e parágrafos, etc... Uma pessoa perde vontade de ler e analisar textos quando estão mal escritos e estruturados. A prova disso foi o lithos ter achado que escreveste com erros ortográficos, aquilo que eu assumo que tu tenhas escrito mal, mas propositadamente. bem eu não estou a escrever para algo oficial portanto as maiúsculas para mim não me afectam na maneira de escrever à pressa mas eu não organizo-las, mas sim organizo-as (as ideias) se tiver vagar, cá está jogar pedras aos telhados dos outros... e a pontuação até o prémio nobel quase que não a utiliza, e eu já disse não sou barra em português mas tento não dar erros, mas construir frases é mais difícil principalmente quando se quer mostrar a nossa opinião na net em foruns, blogs, chats, etc... agora há pessoas que até partem quase para a ofensa, porque há alguém que não escreve tão bem e porque têm opiniões diferentes... Agora fiquei parvo. Que lata é preciso ter para falar em "jogar pedras aos telhados" quando te deste ao trabalho de mandar esse bitaite sobre aquele erro tipográfico. Pela insistência com que te recusas a obedecer a algumas regras, já começas a dar a ideia que te alimentas da atenção dos outros te dão. Por isso mesmo, deixo aqui o meu último post em relação a este assunto. paulanogueira Escreveu: Parece-me que este tópico tem de ser dividido entre discussões sobre o Acordo Ortográfico e esclarecimento de dúvidas sobre língua portuguesa (que foi para isso que solicitaram a minha contribuição). A língua escrita não é um sistema perfeito porque trata-se de uma convenção que visa registar o que é, na realidade, um sistema oral. Logo, a meu ver, por muitas tentativas que se façam para fazer corresponder a grafia ao som, dificilmente iremos encontrar um sistema perfeito. Porque é que fazemos a distinção entre línguas vivas e línguas mortas? Porque há línguas que deixaram de ser faladas, daí dizermos estarem mortas. As línguas vivas são aquelas que são faladas e, por isso, estão sempre em constante mutação. Quanto ao "novo" Acordo encaro-o como mais uma tentativa de normalizar uma língua que nunca foi e nunca será uniforme e não me parece que vá conseguir facilitar significativamente o entendimento entre os vários povos que comunicam em português. Ok, já percebemos que não queres tomar partidos  , mas já agora, dado que certamente deves de estar mais dentro do assunto, tens conhecimentos de falhas graves no acordo? Por exemplo, remover consoantes pseudomudas ou acentos que são realmente necessários.
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 29 Ago 2009 17:16 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
|
VuDu Escreveu: Este acordo não tem nada 20 anos. O acordo é recente mas que tal como todos os outros anteriores acordos, contêm alterações que foram "adiadas" dos anteriores para o actual. A principal diferença é, pura e simplesmente, que este contem um conjunto de medidas mais drásticas que ainda ninguém teve coragem para implementar. Este "acordo" vem aínda do tempo dos primeiros governos do Cavaco. Sabes quantos anos já lá vão? É só fazer contas. E não é por nada que não foi aprovado nem ratificado na altura. Foi precisamente pelas mesmas razões de agora. VuDu Escreveu: O smsês ou o pitês não têm nada a ver com este tipo de acordos. No exercito também falam com "roger", "alfa" e mais uma carrada de nomes estranhos e não é por isso que vamos alterar a maneira como o resto dos portugueses falam. Aí estás a falar de um alfabeto fonético, usado em comunicações rádio de cariz militar, não estás a falar de Português. VuDu Escreveu: Eu escrevo "n" em vez de "não", "s" em vez de "se", "qeres" em vez de "queres", etc... e não é isso que me torna mais ou menos analfabeto e muito menos me faz pronunciar as palavras de maneira diferente. Se foneticamente pode estar correcto, o que é certo é que ortograficamente não está e levando ao limite, "n" é apenas uma letra e não uma palavra, logo não será Português que estarás a escrever, mas sim uma qualquer outra coisa que só quem consiga descodificar a mensagem, por estar dentro do mesmo contexto poderá compreender. Ora não é isso que se pretende numa Língua, que tem a sua Ortografia e Gramática, etc. VuDu Escreveu: Este acordo aproxima o modo como falamos do modo como escrevemos, reduzindo as "falhas". Lá está... As falhas de quem não sabe escrever correctamente e que com este "acordo" vai passar a consegui-lo! Além disso, não me parece que, no que toca à escrita, um Alemão esteja muito distante de um Luxemburguês, Suiço, Austríaco, Checo ou Liechtensteiniano. Ou um Inglês de um Irlandês, Australiano, Canadiano, Americano, etc. Ou um francês de um Belga, Suiço, Quebequiano, etc. Ou um Cubano de um Argentino ou Porto-Riquenho, Venezuelano, etc. Ou um Italiano de um Suiço... Parece que só o Português é que sofreu adulterações e que só o Português é que precisa de um "acordo"... E não me venham dizer que é pela complexidade da escrita e pelas consoantes e pela acentuação, porque basta ver o Alemão para ver caracteres que nem sequer existem em Português, palavras compostas tipo " eintausendneunhundertneunundneuzig" (para quem não sabe é como se escreve 1999 por extenso, em Alemão), declinações, pronomes que deixam de ser masculinos para no Genitivo passarem a ser femininos, etc. VuDu Escreveu: Um facto na verdade sempre foi um "fato", porque sempre foi assim que foi pronunciado. Alias, em tempos, se calhar até se escrevia phacto e não é era por isso que deixava de ser um "fato". Os acordos servem para corrigir essas falhas criadas pela falta ou desobediência das regras. Bom, não sei em que parte de Portugal um "facto" se pronuncie "fato", mas por onde eu sempre andei (só aínda não fui às Ilhas) nunca notei a quebra do "c". VuDu Escreveu: Um "fato" começou a escrever-se facto, provavelmente, porque algum tipo achou porreiro meter um "c" lá no meio da palavra e na altura se calhar bastava ser amigo do rei para aprovar uma decisão dessas. Uns séculos mais tarde, andamos aqui nós a escrever facto e a dizer "fato" como se fosse a coisa mais normal do mundo, apesar de não fazer grande sentido. Se tivesse decidido mudar para "fatto", "fáto" ou até "fatu" para distinguir, ainda se compreendia, agora adicionar consoantes mudas, para mim não faz sentido e serve unicamente para complicar as coisas. Não me parece que fosse por se ser amigo de algum rei que o Latim se pronunciava como se pronunciava. E se as consoantes "mudas" lá estavam, se calhar é porque não seriam mudas. Basta ler textos em Latim ou ouvir alguém a falá-lo para se verificar que todas as palavras são acentuadas e todas as letras são pronunciadas. Daí que "factum" e não "phactum" se pronunciasse "fac tum" e não "fa tum". Ora sendo o Português uma língua que deriva do Latim, de certeza que ninguém se lembrou de andar a meter consoantes no meio só para complicar a leitura... VuDu Escreveu: Em relação ao analfabetismo eu vejo as coisas "do outro lado". Eu acho que num certo ponto, este acordo até ajuda a combater o analfabetismo. Todos sabemos que qualquer pessoal aprende a falar Português, mas são precisos longos anos até conseguir escrever correctamente e, no meu ponto de vista, infelizmente em certas situações acaba por se medir o nível cultural de uma pessoa pela quantidade de "palavras caras" que essa pessoa conhece ou se sabe distinguir os casos em que se usa "c" ou "s", "e" ou "i", "o" ou "u", "m" ou "n", e mais uma carrada de combinações de consoantes mudas. Tem toda a lógica... A Matemática também é complicada... Vamos retirar do seu ensino a prova real e a prova dos 9, vamos também retirar os parêntises (rectos e curvos), vamos acabar com as equações de 3º grau e mudar a simbologia vectorial para algo com bolinhas e pintinhas. Assim também fica mais alegre e torna o ensino mais fácil! E na Taxonomia, vamos deixar de lado o Latim e em cada Estado é usada para cada espécie um termo linguístico local. O Latim além de complicado até é uma língua morta e tudo... Qual é a lógica? VuDu Escreveu: Ou seja, podemos ter uma pessoa (portuguesa ou não) que pode ter viajado imenso, ter uma bagagem cultural riquíssima, falar fluentemente português, mas que por apenas ler aBola e a FHM, passa por analfabeto. Bom, não sei se essa é a tua leitura de eleição (nem tão pouco interessa para o caso), mas não há-de ser por ler a Bola ou a FHM ou o Crime, etc que passa a ser analfabeto. Resta saber é qual o grau de correcção do Português usado nessas publicações (tal como em tods as outras e mesmo nos rodapés dos noticiários, que são execráveis)! É que tal como uma mentira contada repetidamente já ser assumida como verdade, também uma palavras erradamente lida muitas vezes passa pela grafia correcta, quando não é o caso. VuDu Escreveu: Eu, felizmente, terminei o 12º, já tenho uma licenciatura e ainda continuo a estudar, e tenho o bom senso para usar um corrector ortográfico no meu browser para me ajudar nas palavras que tenho duvidas ou que escrevo mal. No entanto, nem todos têm esse privilégio e não acho que seja por isso que o "Ti Manél" da mercearia seja mais ou menos português do que eu. Ora se hoje em dia pudessemos ligar alguma à qualidade do Ensino em Portugal, se calhar esses indicadores que deixaste poderiam significar alguma coisa por si só, mas hoje em dia nada significam! Licenciados que não sabem escrever correctamente, licenciados em Inglês que fazem traduções que nem eu no meu 7º ano fazia, invenção de palavras que não existem... E depois muitos deles vão trabalhar para onde? Para empresas de Informática que produzem correctores ortográficos... Está-se mesmo a ver que são óptimas ferramentas, fiáveis e correctas, não está? Portanto... Não é por isso que o "Ti Manel" da mercearia vai ser mais ou menos Português, mas também não me admira mesmo nada é que o "Ti Manel" da mercearia escreva melhor Português do que muita gente que por aí anda... É que no tempo dele ensinava-se e aprendia-se Português! VuDu Escreveu: PS: esses que dizem que a wikipedia é assim ou assado, não me aquecem, nem me arrefecem. Para a wikipedia contribuem muita gente conhecedora, (alias, basta verificar a lista de contribuidores para o link que dei) e do mesmo modo que qualquer um que esteja registado e possa vandalizar uma página, existem muitos mais que podem devolver a verdade à mesma página. Muitas páginas estão assinaladas quando fazem referências a assuntos dúbios e polémicos, por isso qualquer pessoa com olhos na cara e sentido crítico pode consultar a wikipedia como um bom grau de confiança nos seus conteúdos. Todos sabemos que como fonte gratuita, super rápida e quase ilimitada em termos de conteúdo de informação, a wikipedia incomoda muita gente... Claro que incomoda! Principalmente professores catedráticos, reitores e universidades que não aceitam a sua consulta nem os seus conteúdos como fonte de informação, precisamente pela falta de rigôr científico! VuDu Escreveu: PS 2: aqui fica um link giro sobre palavras homófonas: http://www.eb1-lisboa-n183.rcts.pt/pota ... ofonas.htmSei que os assentos dos carros se escrevem com "ss" porque me lembro de escrever os acentos das vogais com "c". Sei que os consertos dos electrodomésticos se escrevem com "s" porque os concertos musicais levam "c". Sei que ruído, sinonimo de barulho, leva "u" porque lembro-me que o verbo roer não leva "u". E basicamente é assim... sabemos como é porque basicamente decoramos! Em relação ao verbo decorar, de aprender de cor (aqui lê-se cór e não côr  ), assumo que esteja bem escrito, porque para mim tanto podia ser decorar como decurar. Sim, as mnemónicas são sempre úteis e não apenas em Português. A forma mais fácil de alguém se lembar da Lei de Ohm é dizer que a Vaca Ri, ou seja, V=R*I. "Decorar" é algo relativo a "Decoração", mas também relativo a "Memorizar". "Decurar" é algo que não tem a ver com nada. Quando muito teria a ver com inverter um processo de cura ou parar um processo de cura (queijo ou fumeiro).
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Canais Cabovisão  Enviado: 20 Out 2009 20:25 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
|
varsaljr Escreveu: Nota: aínda? Que eu saiba no actual dicionário está ainda!  O que quem escreveu o dicionário talvez não saiba é que é a acentuação nas palavras que permite imprimir-lhe a fonética adequada. Aliás, essa é até a razão porque foi inventada. Aínda=Aínda Ainda=Einda Mas se calhar, quem escreveu o dicionário habituou-se a escrever em chats, sem qualquer acentuação, talvez por dar muito trabalho, u não saber trabalhar com teclados, ter falta de coordenação motora digital, etc, sei lá... Em relação ao Global TV, poderia ser uma boa opção, mas se fôr transmitir exactamente a mesma coisa que outros canais já transmitem, não será propriamente uma mais-valia.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
varsaljr
|
Assunto da Mensagem: Re: Canais Cabovisão  Enviado: 20 Out 2009 20:30 |
| BANIDO |
 |
Registado: 22 Abr 2009 15:44 Mensagens: 929
ISP: Cabovisao
|
VIRIATUM Escreveu: varsaljr Escreveu: Nota: aínda? Que eu saiba no actual dicionário está ainda!  O que quem escreveu o dicionário talvez não saiba é que é a acentuação nas palavras que permite imprimir-lhe a fonética adequada. Aliás, essa é até a razão porque foi inventada. Aínda=Aínda Ainda=Einda Mas se calhar, quem escreveu o dicionário habituou-se a escrever em chats, sem qualquer acentuação, talvez por dar muito trabalho, o [antes estava u] não saber trabalhar com teclados, ter falta de coordenação motora digital, etc, sei lá... Em relação ao Global TV, poderia ser uma boa opção, mas se fôr transmitir exactamente a mesma coisa que outros canais já transmitem, não será propriamente uma mais-valia. U? Também andas em chats  Pois, mas é o que está no dicionário. Cada vez que me corriges, essas palavras estão no dicionário. Se não também andava aí a inventar palavras e significados. Outro erro. No actual dicionário está " for" e não " fôr". E que eu saiba o dicionário foi feito já há algum tempo... A partir daí, de ano a ano, tem sido actualizado... Estou errado? O Global TV têm boas séries que os outros canais não têm 
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Canais Cabovisão  Enviado: 20 Out 2009 20:38 |
|
varsaljr Escreveu: U? Também andas em chats  Pois, mas é o que está no dicionário. Cada vez que me corriges, essas palavras estão no dicionário. Se não também andava aí a inventar palavras e significados. O Global TV têm boas séries que os outros canais não têm  Talvez seja melhor fazeres uso do tópico http://www.forumcabovisao.com/viewtopic.php?f=19&t=205Não sei que dicionário usas, mas devo dizer-te que palavras como "estava-mos" e outras que já te corrigi não existem mesmo. Caso contrário não teria corrigido. Mas dado que Ortografia, Sintaxe e Gramática em geral não são temas tratados especificamente por nenhum canal da Cabovisão, sugiro que se volte ao tema Canais Cabovisão.
|
|
|
|
 |
|
varsaljr
|
Assunto da Mensagem: Re: Canais Cabovisão  Enviado: 20 Out 2009 20:57 |
| BANIDO |
 |
|
VIRIATUM Escreveu: varsaljr Escreveu: U? Também andas em chats  Pois, mas é o que está no dicionário. Cada vez que me corriges, essas palavras estão no dicionário. Se não também andava aí a inventar palavras e significados. O Global TV têm boas séries que os outros canais não têm  Talvez seja melhor fazeres uso do tópico http://www.forumcabovisao.com/viewtopic.php?f=19&t=205Não sei que dicionário usas, mas devo dizer-te que palavras como "estava-mos" e outras que já te corrigi não existem mesmo. Caso contrário não teria corrigido. Mas dado que Ortografia, Sintaxe e Gramática em geral não são temas tratados especificamente por nenhum canal da Cabovisão, sugiro que se volte ao tema Canais Cabovisão. Último Off-topic para acabar o assunto: Sim, errei e tu corrigiste-me... Eu na altura também podia ter dito "Ah, quem fez o dicionário usava traços a menos e fica melhor com o traço", ou "Ah estava doente e sem querer meti um "-" no meio da palavra" Nesse dia errei, apercebi-me do erro e nunca mais o vou fazer. E eu, já te tinha alertado noutras mensagens sobre os "aínda". (e nem sequer te prenunciaste na altura) Ou seja, tu dás conta dos erros e continuas a fazê-los e ainda trazes justificações desnecessárias. Ah, já me ia esquecendo... Tu tens mais 20 ou 30 anos que eu, por isso vê lá o teu tempo de enriquecimento da Língua. E ainda assim dás erros, que eu não daria num teste de Português. Aliás eu antes de conhecer o fórum (e tu lembras-te, até o lithos me avisou) era só abreviaturas no PC, nunca usava ortografia correcta. Desde aí tento melhorar a minha gramática no computador. Muitas das palavras que tu me corrigiste não daria erros se estivesse a fazer um teste de Português.
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Canais Cabovisão  Enviado: 21 Out 2009 03:19 |
|
varsaljr Escreveu: Último Off-topic para acabar o assunto: Sim, errei e tu corrigiste-me... Eu na altura também podia ter dito "Ah, quem fez o dicionário usava traços a menos e fica melhor com o traço", ou "Ah estava doente e sem querer meti um "-" no meio da palavra" Nesse dia errei, apercebi-me do erro e nunca mais o vou fazer. E eu, já te tinha alertado noutras mensagens sobre os "aínda". (e nem sequer te prenunciaste na altura) Ou seja, tu dás conta dos erros e continuas a fazê-los e ainda trazes justificações desnecessárias. Ah, já me ia esquecendo... Tu tens mais 20 ou 30 anos que eu, por isso vê lá o teu tempo de enriquecimento da Língua. E ainda assim dás erros, que eu não daria num teste de Português. Aliás eu antes de conhecer o fórum (e tu lembras-te, até o lithos me avisou) era só abreviaturas no PC, nunca usava ortografia correcta. Desde aí tento melhorar a minha gramática no computador. Muitas das palavras que tu me corrigiste não daria erros se estivesse a fazer um teste de Português. Sim, eu tenho reparado que tens melhorado, até porque também deves ter reparado que tenho corrigido muito menos vezes. Esse é que é o espírito! Melhorar! Tens-te esforçado e é de louvar! Até porque não há nenhuma razão para se dar erros a escrever num/através de um computador, quando esses mesmos erros não seriam dados num teste de Português. Seja qual fôr a idade da pessoa. Não importa se tens 6, 12, 18, 30 ou 90 anos, importa é escrever-se correctamente e é aquilo que eu faço. Não tenho culpa é que resolvam alterar a forma como as palavras se escrevem, retirarem-lhes acentuações, inventarem acordos ortográficos e publicarem dicionários que só desvirtuam a Língua e que fazem com que aqueles que a escrevem correctamente passem a, oficialmente, escrevê-la de forma errada! E com isso, eu não compactuo... Mas lá está, esta é uma questão para o tópico Em Bom Português.
|
|
|
|
 |
|
varsaljr
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 21 Out 2009 14:19 |
| BANIDO |
 |
|
|
Pois, ainda não percebi o porquê de agora estar "bué" no dicionário. Daqui a 2 anos também temos lá palavras como "fixe" e "ya". Mas enfim...
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 21 Out 2009 14:22 |
| BANIDO |
 |
Registado: 23 Jan 2009 18:11 Mensagens: 1591
|
varsaljr Escreveu: Pois, ainda não percebi o porquê de agora estar "bué" no dicionário. Daqui a 2 anos também temos lá palavras como "fixe" e "ya". Mas enfim... "Fixe" também está no dicionário. 
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 21 Out 2009 14:39 |
|
varsaljr Escreveu: Pois, ainda não percebi o porquê de agora estar "bué" no dicionário. Daqui a 2 anos também temos lá palavras como "fixe" e "ya". Mas enfim... Lá está, são os bons dicionários que por aí se fazem e se editam, com palavras sem acentuação, com consoantes mudas tiradas, etc... Muito bons! Talvez para aquecer umas quantas velhinhas à lareira, ou então para aproveitar agora o S. Martinho e assar umas belas castanhas e batatas-doces... Mas pelo menos, para isso, serviriam! É que quando se fazem dicionários em que muitos dos termos são claramente palavras derivadas de Inglês Técnico, que os brasileiros traduzem por algo que nada tem a ver (Facilities=Facilidades, quando Facilities se refere a Instalações, por exemplo), depois aparecem por cá uns "inteligentes" que adoptam o mesmo termo inexistente e depois aparecem em dicionários... Vergonhoso!
|
|
|
|
 |
|
varsaljr
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 09 Jan 2010 19:17 |
| BANIDO |
 |
|
|
Yogurth? Iogurte...
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 09 Jan 2010 19:23 |
|
varsaljr Escreveu: Yogurth? Iogurte... Sim... E se calhar também uísque em vez de Whiskey, Nova Jérsia em vez de New Jersey, Os Anjos em vez de Los Angeles, etc, etc, etc...
|
|
|
|
 |
|
varsaljr
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 09 Jan 2010 19:33 |
| BANIDO |
 |
|
|
Sempre ouvi dizer Iogurte em vez de Iogurth e New York em vez de Nova Iorque e Whiskey em vez de uísque (apesar de também ser habitualmente usada)
|
|
 |
|
topogigio
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 09 Jan 2010 19:35 |
| Fundador |
 |
Registado: 23 Jan 2009 19:31 Mensagens: 399 Localização: Sobreda
|
|
Ai pah... conversas da treta!
eu também sempre disse e escrevi Iogurte... cada um escreve como quer... pronto...
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 09 Jan 2010 19:45 |
|
varsaljr Escreveu: Sempre ouvi dizer Iogurte em vez de Iogurth e New York em vez de Nova Iorque e Whiskey em vez de uísque (apesar de também ser habitualmente usada) Ao ouvires não lês e não vês como é escrito. Quanto a Nova Iorque, é assim que 99% (se não mais) se referem a New York. A esmagadora maioria pede um whiskey e não um uísque, até porque só pela sonoridade "uísque" parece coisa de labrego, ou de quem não sabe falar (sem querer ofender ninguém). Hamburger também deveria ser Hamburguês... Quantos exemplos queres? A Língua Portuguesa já foi tão adulterada na sua forma escrita que enfim... Tiraram-lhe o Y, o Ph, o K, o Th, o W, etc... Curiosamente, o Aborto Ortográfico já prevê o seu regresso! Enfim... O Y passou a I, o Ph passou a F, o Th passou a Te, o W passou a V... Talvez não seja muito difícil ver de onde vem o Yogurth!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 09 Jan 2010 19:49 |
|
topogigio Escreveu: Ai pah... conversas da treta!
eu também sempre disse e escrevi Iogurte... cada um escreve como quer... pronto... Mais do que dizer ou escrever, gosto mesmo é de os comer! eheheheheh Tipo aqueles do Lidl, de meio kilo, com pedaços de stracciatella e os outros de morango... TÃO BOOOOOOOOOOM!!! 
|
|
|
|
 |
|
varsaljr
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 10 Jan 2010 01:03 |
| BANIDO |
 |
|
VIRIATUM Escreveu: varsaljr Escreveu: Sempre ouvi dizer Iogurte em vez de Iogurth e New York em vez de Nova Iorque e Whiskey em vez de uísque (apesar de também ser habitualmente usada) Ao ouvires não lês e não vês como é escrito. Quanto a Nova Iorque, é assim que 99% (se não mais) se referem a New York. A esmagadora maioria pede um whiskey e não um uísque, até porque só pela sonoridade "uísque" parece coisa de labrego, ou de quem não sabe falar (sem querer ofender ninguém). Hamburger também deveria ser Hamburguês... Quantos exemplos queres? A Língua Portuguesa já foi tão adulterada na sua forma escrita que enfim... Tiraram-lhe o Y, o Ph, o K, o Th, o W, etc... Curiosamente, o Aborto Ortográfico já prevê o seu regresso! Enfim... O Y passou a I, o Ph passou a F, o Th passou a Te, o W passou a V... Talvez não seja muito difícil ver de onde vem o Yogurth! Hamburguês? Esse é um cidadão de que cidade?  Mas já que cismas tanto com Português e depois vens com Yogurth.. Penso que não seja uma palavra "roubada"...
|
|
 |
|
CarlosGanhao
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 10 Jan 2010 01:10 |
Registado: 28 Dez 2009 16:14 Mensagens: 69
ISP: Sapo
Acesso: Fibra
ISP 2: Cabovisao
Acesso 2: PseudoFibra
|
VIRIATUM Escreveu: varsaljr Escreveu: Sempre ouvi dizer Iogurte em vez de Iogurth e New York em vez de Nova Iorque e Whiskey em vez de uísque (apesar de também ser habitualmente usada) Ao ouvires não lês e não vês como é escrito. Quanto a Nova Iorque, é assim que 99% (se não mais) se referem a New York. A esmagadora maioria pede um whiskey e não um uísque, até porque só pela sonoridade "uísque" parece coisa de labrego, ou de quem não sabe falar (sem querer ofender ninguém). Hamburger também deveria ser Hamburguês... Quantos exemplos queres? A Língua Portuguesa já foi tão adulterada na sua forma escrita que enfim... Tiraram-lhe o Y, o Ph, o K, o Th, o W, etc... Curiosamente, o Aborto Ortográfico já prevê o seu regresso! Enfim... O Y passou a I, o Ph passou a F, o Th passou a Te, o W passou a V... Talvez não seja muito difícil ver de onde vem o Yogurth! o Yogurth vem do lidl em paletes  acho eu... Mas acho piada que ainda há terras e alguns sítios em cidades em que temos "Ph" na Farmácia  e depois temos lugares com nomes estranhos como esta... (Não é em Portugal  ) http://images.static.clix.pt/reporter.clix.pt/uploads/2009/06/pila_1246039400_1902.jpg
|
|
|
|
 |
|
varsaljr
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 10 Jan 2010 02:11 |
| BANIDO |
 |
|
|
|
 |
|
|
 |
|
 |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|