Fórum Cabovisão

Fórum Cabovisão
Data/Hora: 16 Abr 2026 17:27

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Página 1 de 1 [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: MBDOX
MensagemEnviado: 28 Out 2010 12:30 

Registado: 23 Jan 2009 22:18
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
Este é mesmo o País da crónica falta de informação e divulgação!

Apesar da apresentação deste serviço ter sido feita a 07/09/2010, só HOJE vi no site da Vodafone uma referência ao mesmo e fiquei interessado, naturalmente, pois parece bastante simplificador.

Então vamos lá a expôr a coisa convenientemente...

http://www.vodafone.pt/main/Particulares/Servicos/mbdox
Citar:
O MB DOX permite efectuar o pagamento de facturas de forma rápida e simples.

Totalmente integrado no seu homebanking. A adesão e acesso ao serviço estão disponíveis nas opções de menu dos Bancos aderentes à iniciativa.

Tarifário
Adesão e utilização: Grátis
Na área de gestão, a partir de "visualização de documentos", é possível:

* consultar as facturas recebidas, a pagamento, pagas ou fora de prazo
* efectuar pagamentos ou programá-los de acordo com a sua preferência
* definir alertas por email e no futuro por SMS
* actualizar o estado de uma factura marcando-a como paga, caso tenha sido liquidada por outra via

Ok, bastante interessante...

Como registado no MyVodafone já eu estou, apenas fui ao meu HomeBanking. NADA CONSTA!!!

Fui então à página do MBDOX: https://www.mbdox.pt/
Basicamente diz o mesmo que eu já tinha lido no site da Vodafone...

Mas como têm lá um formulário de pré-adesão (até dá a possibilidade de ganhar um carro e tal), eu preenchi e enviei. Em termos de pré-adesão, é perguntado qual o Banco e NIF. Mas nada que possa activar este serviço nalguma conta bancária, pois o mesmo NIF pode ter várias contas no mesmo banco... Enfim...

Estão também indicados nessa página os Parceiros: CGD e Millennium. Mas nada mais diz a respeito de outros bancos, se já aderiram ou não, se é possível, etc, etc, etc...

Resolvi então consultar as FAQ's: https://www.mbdox.pt/docs/faqs_MBDOX.pdf (cujo ficheiro fica aqui anexado para consulta e download).

São muito esclarecedoras e tal, mas... Quais são os bancos aderentes? Fiquei na mesma!

Finalmente onde fui descobrir aquilo que queria e mesmo assim já desactualizado (provavelmente), foi onde não tem nada a ver com isto... http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=442327
Citar:
O MBDox vai estar disponível na próxima segunda-feira. Nesta primeira fase, apenas podem aderir os clientes da CGD e do Millennium bcp para facturas emitidas pela PT, Meo, Vodafone e Gascan.
A SIBS, empresa que gere a rede Multibanco, vai lançar na próxima segunda-feira um novo serviço, o MBDox, que permite receber facturas de diversos serviços através do serviço de “hombanking” e proceder ao respectivo pagamento sem necessidade de ter o documento em papel. “Esperamos que o MBDox venha a ser mais uma razão de sucesso para a SIBS e para Portugal”, sublinhou Vítor Bento, presidente da empresa, na apresentação do serviço à imprensa.

“Para o utilizador final é um serviço gratuito, em que não há necessidade de autenticação adicional [não é exigida qualquer chave de acesso], e é um serviço ecológico, uma vez que utiliza a factura electrónica”, adiantou Raul Neves, director-geral da SIBS Processoas, a empresa do grupo SIBS responsável pelo desenvolvimento desta funcionalidade. Tendo em conta que em Portugal há dois milhões de utilizadores de “homebanking” e que, em média, cada um recebe cinco facturas em papel, a adesão a este serviço permite poupar 40 mil árvores que seriam necessárias para emitir as facturas em papel.

Mas, para já, nem todas as facturas poderão ser recebidas através do MBDox. Nesta primeira fase, apenas os documentos emitidos pela Vodafone, PT Comunicações, Meo e Gascan estarão disponíveis. A ideia é “vir a contar com os principais emissores de facturas” em Portugal, mas também “com pequenos emissores, como o ginásio, o colégio ou o condomínio” do utilizador, adiantou Raul Neves. Em fase de implementação está já a facturação emitida pela ZON.

Este serviço vai estar disponível também para clientes das empresas aderentes que procedam ao pagamento daqueles serviços de telecomunicações ou gás através de débito directo. Nesse caso, os utilizadores passam a receber a factura electrónica via “homebanking” em vez de receberem o documento em papel em casa.

No dia 13 de Setembro, o MBDox vai estar disponível apenas para os utilizadores de “homebanking” da Caixa Geral de Depósitos e do Millennium bcp. Em fase de adesão estão o Banco Espírito Santo e o Banco BPI. Quando o serviço estiver a funcionar nos quatro bancos, o MBDox abrangerá 1,5 milhões de utilizadores de “homebanking” em Portugal, ou seja, 75% do total.

Apesar do que é indicado nessa notícia...

1- Só hoje (como já disse) isso apareceu no site da Vodafone
2- Passado mais de um mês, nada consta a respeito do BPI
3- Quanta dessa informação se mantém actualizada?
4- Porque é que no site do MBDOX não é nada mais informação específica?
5- Porque é que os bancos aderentes não constam das FAQ's?

Ora como não há respostas... Resolvi enviar um emailzinho ao BPI:
Citar:
Caros senhores,

Em http://www.vodafone.pt/main/Particulares/Servicos/mbdox está feita uma breve explicação deste novo serviço, como usar, como activar, etc.

Ora como cliente Vodafone que sou, estou interessado na sua activação. O que sucede é que não encontro onde o activar.

Em https://www.mbdox.pt, apesar de estarem indicados a CGP e o Millennium como parceiros, nada é dito a respeito de outros bancos não terem aínda este serviço.

Nessa página, eu fiz já a pré-adesão (um pouco estranha porque só me é pedido NIF e banco, nem sequer a conta é pedida e cada pessoa pode ter várias!), após submissão do formulário, é igualmente indicado para activar no Home Banking.

A minha questão é: Onde? Como?

Já verifiquei os menús e configurações, nenhuma opção consta a respeito.

Podem esclarecer isto por favor? Obrigado!

Já me enviaram o recibo de leitura, agora fico a aguardar a resposta!

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

Assunto da Mensagem: Re: MBDOX
MensagemEnviado: 28 Out 2010 17:36 

Já veio a resposta.
Citar:
Exmo. Senhor XXXX XXXXXXX,

Acusamos a recepção do e-mail de V. Ex.ª que mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento do mesmo, informamos que as funcionalidades indicadas por V. Ex.ª não se encontram ainda disponíveis no Serviço BPI Net.

No entanto, encaminhámos a sugestão para os serviços adequados do Banco BPI de forma a ser considerada em futuras actualizações do serviço.

Gratos pelo seu contacto, subscrevemo-nos.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Ricardo Santos

DNC-SERVICO A CLIENTES-EMAILS

Enfim...

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

MensagemEnviado: 28 Out 2010 18:40 

Registado: 09 Jul 2009 22:09
ISP: Cabovisao
Acesso: Cabo
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
Pois, eu no meu não tenho problema nenhum, tem a referida informação e o serviço em causa, mas como refere na notícia, é um dos que tem o serviço disponível, neste caso, o Banco privado.

MensagemEnviado: 28 Out 2010 19:18 

Mas já conhecias o novo serviço ou foste ver?

Se não fosse a informação aqui tinhas sabido alguma coisa?

É que o problema é precisamente esse... Falta de informação!

Imagem

MensagemEnviado: 28 Out 2010 21:21 

Registado: 09 Jul 2009 22:09
ISP: Cabovisao
Acesso: Cabo
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
Até sabia antes de ele ser lançado devido à minha profissão.

MensagemEnviado: 28 Out 2010 23:28 

Ah, então pronto...

A ti não se aplica, que tens informação previligiada.

Imagem

Página 1 de 1 [ 6 mensagens ] 

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: