Fórum Cabovisão

Fórum Cabovisão
Data/Hora: 27 Set 2026 10:19

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Página 1 de 1 [ 14 mensagens ] 
COM QUAL(IS) CANAIS RTP CONCORDAS QUE SEJAM INCLUÍDOS NAS GRELHAS DOS PRESTADORES?
Votação encerrada em 27 Jan 2011 16:45
 RTP MADEIRA  0%  0%  [ 0 ]
 RTP AÇORES  4%  4%  [ 1 ]
 RTP INTERNACIONAL  4%  4%  [ 1 ]
 RTP MADEIRA+RTP AÇORES+RTP INTERNACIONAL  63%  63%  [ 15 ]
 SÓ RTP MADEIRA  0%  0%  [ 0 ]
 SÓ RTP AÇORES  0%  0%  [ 0 ]
 SÓ RTP MADEIRA+RTP AÇORES  17%  17%  [ 4 ]
 SÓ RTP INTERNACIONAL  0%  0%  [ 0 ]
 NENHUM  13%  13%  [ 3 ]
Total de votos : 24

Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: CANAIS RTP A INCLUIR NAS GRELHAS DOS PRESTADORES
MensagemEnviado: 28 Jul 2010 17:45 

Registado: 23 Jan 2009 22:18
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
Foi enviada ao Provedor RTP a seguinte reclamação:
Citar:
Exmº Sr. Provedor,

Venho reclamar, perante V. Exª, do facto dos canais RTP Madeira e RTP Açores não estarem disponíveis em nenhum prestador Cabo/SFT/FTTH. Todavia estão disponíveis em Satélite.

Madeira e Açores (pelo menos para já) fazem parte do Território Nacional. O mesmo já não podemos dizer de África. Então qual é a lógica de transmitirem um RTP África e nada de RTP Madeira nem Açores. Por acaso os RTP do "Continente" cá não são transmitidos nas Regiões Autónomas?

Os Portugueses Insulares conhecem diariamente a realidade continental e os Portugueses Continentais são impedidos de conhecerem a realidade insular?

Antes de darmos a conhecer aos de África aquilo que se passa em Portugal (e vice-versa), não temos primeiro a obrigação de darmos a conhecer a TODOS os Portugueses TUDO o que se passa em TODO o Portugal?

Não tem a RTP, como estação Pública que é, paga com o dinheiro dos contribuintes, ao que acresce a Publicidade, as receitas dos prestadores de TV e as Indeminizações Compensatórias, a obrigação de contribuir e pugnar para que o Continente e as Regiões Autónomas, como uma única Nação que são (por enquanto, pelo menos), tenham perfeito conhecimento das suas respectivas realidades, particularidades culturais, diversidade etnográfica, História, Gastronomia, Biodiversidade, etc, etc, etc, sendo que são todos esses elementos que compõem a base de una Nação tão culturalmente diversificada como a Portuguesa?

Como Sociólogo que V. Exª é, com toda a certeza não poderá deixar de concordar comigo.

Por que razão só os Insulares podem ter acesso à sua RTP local (pelo que sei nem os da Madeira têm acesso à RTP Açores nem os dos Açores têm acesso à RTP Madeira), mas têm também acesso à RTP "Nacional" e os Portugueses só têm acesso à RTP "Nacional"?

Não crê V. Exª que esta solução deveria ser alterada e que TODOS os Portugueses deveriam ter acesso a TODOS os canais RTP, já que TODOS os Portugueses, quanto mais não seja com os seus impostos, também pagam TODOS os canais RTP?

Obrigado, C/ os melhores cumprimentos,
XXXX XXXXXXX

Assim sendo, por favor, participa nesta votação e dá a tua opinião!

Só uma opção pode ser assinalada e não há possibilidade de alteração de voto, portanto, leiam bem e pensem bem antes de responder e marcar o vosso voto.

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

Assunto da Mensagem: Re: CANAIS RTP A INCLUIR NAS GRELHAS DOS PRESTADORES
MensagemEnviado: 28 Jul 2010 19:05 
BANIDO

Registado: 23 Jan 2009 18:11
Falta aí uma opção na votação: nenhum dos três.

Partes tu do princípio (erradamente) que todos os portugueses querem ter acesso a esses ditos canais. Pois eu, pelo menos, não faço questão de ter nenhum dos três, até porque nenhuma das emissões me diz respeito.

Para além de que o que haja de importante acerca dessas regiões são transmitidas pelas estações nacionais. E mesmo o que diz respeito à Madeira dispensava eu bem, já que a esmagadora maioria é não mais do que os "sábios" comentários de Alberto João Jardim.

MensagemEnviado: 28 Jul 2010 21:04 

Incluída a opção NENHUM.

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

MensagemEnviado: 28 Jul 2010 21:09 

lithos Escreveu:

Partes tu do princípio (erradamente) que todos os portugueses querem ter acesso a esses ditos canais. Pois eu, pelo menos, não faço questão de ter nenhum dos três, até porque nenhuma das emissões me diz respeito.

Para além de que o que haja de importante acerca dessas regiões são transmitidas pelas estações nacionais. E mesmo o que diz respeito à Madeira dispensava eu bem, já que a esmagadora maioria é não mais do que os "sábios" comentários de Alberto João Jardim.

Eu não parto do princípio de nada. Nem errada nem correctamente.

Entretanto, TODOS NÓS que pagamos impostos também pagamos esses canais, portanto, também é da mais inteira justiça que tenhamos aquilo que pagamos.

Entretanto, não tendo nós acesso ao RTP Madeira, como podes afirmar que "a esmagadora maioria é não mais do que os "sábios" comentários de Alberto João Jardim."?

Consegues ver esse canal? Já estiveste na Madeira a vê-lo?

Além de que, o principal objectivo de conseguir que esses canais estejam disponíveis não é qualquer conteúdo político, mas sim os Portugueses Continentais conhecerem a realidade, cultura, sociedade, etnografia, etc, dos Portugueses Insulares.

Se eles lá têm a RTP "Nacional", por que razão não temos nós cá a RTP Madeira e Açores? Não pagamos por/para isso, já, com os nossos impostos?

Imagem

MensagemEnviado: 28 Jul 2010 21:19 

Registado: 25 Mar 2010 11:00
ISP: Cabovisao
Acesso: Cabo
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
Embora todas as opções sejam válidas, a inclusão da RTP Internacional não faz muito sentido, dado que o canal é dirigido para a comunidade internacional, e não é mais do que o resultado da agregação dos conteúdos do universo RTP. A prática dos restantes canais internacionais é a mesma, o canal dedicado ao exterior raramente está disponível no país origem. Contudo se houver público que queira assitir ao canal, concordo com a sua introdução. Relativamente aos regionais concordo, e houve declarações dos canais a afirmar o interesse da disponibilização para o continente, no entanto, não sei o que impede a sua "libertação". O objectivo da RTP Açores, Madeira e África é refletir a sua realidade e também mostrá-la a todos os portugueses. Mas esta última parte não acontece com os canais das regiões autónomas.

cumps
JC

MensagemEnviado: 28 Jul 2010 21:20 
BANIDO

VIRIATUM Escreveu:
lithos Escreveu:

Entretanto, TODOS NÓS que pagamos impostos também pagamos esses canais, portanto, também é da mais inteira justiça que tenhamos aquilo que pagamos.

Entretanto, não tendo nós acesso ao RTP Madeira, como podes afirmar que "a esmagadora maioria é não mais do que os "sábios" comentários de Alberto João Jardim."?

Além de que, o principal objectivo de conseguir que esses canais estejam disponíveis não é qualquer conteúdo político, mas sim os Portugueses Continentais conhecerem a realidade, cultura, sociedade, etnografia, etc, dos Portugueses Insulares.

Se eles lá têm a RTP "Nacional", por que razão não temos nós cá a RTP Madeira e Açores? Não pagamos por/para isso, já, com os nossos impostos?

Se tivesses lido o que escrevi, talvez não te tivessem surgido essas questões, as quais por sua vez nem me vou dar ao trabalho de responder...

MensagemEnviado: 28 Jul 2010 23:50 

jc_711 Escreveu:
Embora todas as opções sejam válidas, a inclusão da RTP Internacional não faz muito sentido, dado que o canal é dirigido para a comunidade internacional, e não é mais do que o resultado da agregação dos conteúdos do universo RTP. A prática dos restantes canais internacionais é a mesma, o canal dedicado ao exterior raramente está disponível no país origem. Contudo se houver público que queira assitir ao canal, concordo com a sua introdução. Relativamente aos regionais concordo, e houve declarações dos canais a afirmar o interesse da disponibilização para o continente, no entanto, não sei o que impede a sua "libertação". O objectivo da RTP Açores, Madeira e África é refletir a sua realidade e também mostrá-la a todos os portugueses. Mas esta última parte não acontece com os canais das regiões autónomas.

cumps
JC

Aparentemente pode não fazer muito sentido, mas...

a) Além de no caso de teres uma parabólica (e qualquer um de nós pode ter) e ter assim acesso ao RTP Internacional, é também uma forma de a vasta maioria dos Portugueses saberem o que é, de facto, transmitido para os nossos emigrantes.

b) Em relação ao RTP África... Parece-me a mim que é um canal mais direccionado para os imigrantes das nossas ex-Províncias Ultramarinas do que para os Portugueses que estejam nas mesmas, caso contrário não seria emitido para cá, mas unicamente para lá, tal como o RTP Internacional. Mesma lógica.

c) Antes de darmos a conhecer ao Cidadão Português e ao imigrante dessas nossas ex-províncias ultramarinas aquilo que se passe em África, temos como primeira obrigação conhecer o nosso Estado, o nosso País e a nossa Nação! Faz parte daquilo a que se chama Identidade Nacional!

Ora... Ao conhecermos os conteúdos da RTP África e aquilo que se passa por essas bandas é algo que é disponibilzado diariamente, de forma normal, ficamos muito mais expostos e acostumados a esses programas, à cultura, etc, do que com os programas, costumes, tradições, etc, das nossas Regiões Autónomas.

Ou seja... Corremos o risco de na nossa "Identidade Nacional" incorporarmos elementos sociais, antropológicos, etnográficos, gastronómicos, religiosos, culturais, etc, das nossas ex-Províncias Ultramarinas; ao passo que podemos vir a estranhar e não integrar aqueles que são oriundos das nossas Regiões Autónomas, pois são-nos absolutamente estranhos.

No que toca ao público que queira ver tais canais aqui no "Continente", seguramente que há!

Nós temos em Portugal Continental largas dezenas de milhar de Portugueses oriundos da Madeira e dos Açores!

Seguramente esses canais têm audiência mínima assegurada, pelo que é uma óptima base de público-alvo.

Já em relação a outros canais tipo porto-canal, MVM, Poker Channel e todos os outros canais-palha, pode dizer-se o mesmo?

Sendo o RTP Madeira e RTP Açores canais públicos, pagos com os impostos de todos, não deverão OBRIGATORIAMENTE ser disponibilizados a quem os paga, ou seja, NÓS TODOS?

É isso que está aqui em questão. É uma questão de princípio!

Da mesma forma que lá por se ter um seguro automóvel que diz que o Concelho de Circulação é X, não estamos limitados à circulação apenas nesse concelho, mas até pagamos um Imposto Único de Circulação, que é pago ao Estado e nos permite circular em todo o Território Nacional, com estes canais deveria ser a mesma coisa.

O imposto que pagamos é para a RTP (1, 2, N, África, Internacional, Madeira e Açores), pelo que deveríamos ter disponibilizados TODOS os canais para os quais pagamos.

Quanto mais não seja, só por isso!

Mas depois também temos outras coisas envolvidas, algumas delas consagradas na Constituição e/ou outra Legislação...

1- Direito a informar (por parte de quem queira informar)
2- Direito à informação (por parte de quem queira a ela ter acesso)
3- Direito a ser informado (por parte de quem queira ser/ficar informado)
4- Identidade Nacional
5- Coesão Nacional
6- História (desde o Passado mais remoto até à Contemporanidade)
7- Integração Cultural
8- Manutenção da Multiculturalidade (algo que vem desde há séculos atrás, quando iniámos a Globalização, através as Descobertas, nos Séc's. XIV e XV.

Como já dizia o Poeta... "Valores mais altos se alevantam!"

Imagem

MensagemEnviado: 29 Jul 2010 00:13 

lithos Escreveu:
VIRIATUM Escreveu:
lithos Escreveu:

Se tivesses lido o que escrevi, talvez não te tivessem surgido essas questões, as quais por sua vez nem me vou dar ao trabalho de responder...

Vamos então recapitular...

1- "Partes tu do princípio (erradamente) que todos os portugueses querem ter acesso a esses ditos canais."
a) Queres então dizer que nenhum Português quer ter acesso a esses canais?
b) Em que é que o meu pressuposto (ao qual te referes, erradamente, visto que o meu não é correcto nem errado já que não referi tal coisa) está errado e o teu está correcto?

2- "Pois eu, pelo menos, não faço questão de ter nenhum dos três, até porque nenhuma das emissões me diz respeito."
a) Não queres ter nenhum dos 3, estás no teu direito. Não podes é querer impôr que mais nenhum Português queira.
b) Diz-te respeito, sim, a partir do momento em que és um Cidadão que paga impostos. Quanto mais não seja, pagas o IVA, que também é canalizado para a RTP.

3- "Para além de que o que haja de importante acerca dessas regiões são transmitidas pelas estações nacionais."
a) Em qual, a que horas e em que horário?
b) Com que regularidade e assiduidade?
c) Nem aquilo que é importante a nível regional em Portugal Continental é muitas vezes transmitido pelas "estações nacionais", quanto mais quando se está em "ilhas perdidas" no meio do Atlântico...

4- "E mesmo o que diz respeito à Madeira dispensava eu bem, já que a esmagadora maioria é não mais do que os "sábios" comentários de Alberto João Jardim."
a) Tu dispensas, ok, já vimos isso atrás. Todavia, é mesmo assim como dizes?
Eu conheço e todos os dias falo com colegas e ex-colegas que residem na Madeira e Açores, alguns deles absolutamente contra o PSD Madeira/Aberto João Jardim e não é isso que me relatam!
b) Aínda que isso fosse verdadeiro em relação à RTP Madeira, significa que seja o mesmo em relação à RTP Açores?
c) Mais escandaloso é haver programas e comentadores na RTP1 e RTP N que também só lhes falta levarem um letreiro ao peito onde se possa ler "Cãozinho do Sócrates" ou "Papagaio do Sócrates"...
Também te causa o mesmo incómodo que o pretenso em epígrafe no concernante aos teus comentários sobre a RTP Madeira?

Seja como fôr, creio que estás a querer pegar nesta temática por um ponto que não aquele que está claramente exposto na presente Votação.

Ou seja...
*Os nossos impostos pagam esses canais, nós temos direito a usufruir daquilo que pagamos
** Nós temos tanto direito a conhecer as Ilhas como os das Ilhas têm direito a conhecer o Continente
***Sendo uma estação Pública, de Serviço Público, está ao Serviço do Público e dos interesses da Nação e dos valores consagrados na Constituição!

Tratando-se de direitos... Podemos exigi-los ou renegá-los. Temos esse direito também.

Quanto a mim, exijo plenamente usufruir daquilo que pago!

Pago 7 canais públicos. Exijo vê-los TODOS! Ou, pelo menos, exijo tê-los disponíveis! Se depois os vejo ou não, tem apenas a ver comigo, no meu próprio critério. Mas têm é de me ser disponibilizados! Pago para isso!

Tal como também pagas para um Serviço Nacional de Saúde e só lá vais se quiseres. Podes escolher não ir, mas tens de ter a opção de ir. É simples!

Imagem

MensagemEnviado: 29 Jul 2010 12:08 
BANIDO

1. a) E eu por acaso disse que nenhum português queria ter acesso a esses canais ou estás só a tentar deturpar aquilo que escrevi porque te convém? Quanto mais não seja, pelo menos um quer: tu!
b) Tu sim, é que partes do princípio que todos devem querer esses canais... Eu só procuro o meio-termo e de tal forma que meteste uma nova opção na votação. Não terá sido para me fazeres favor algum, presumo...

2. a) E onde é que eu disse que queria impor que mais nenhum português quisesse?
b) Sinceramente, prefiro que o meu dinheiro seja canalizado para outro tipo de coisa...

3. a) Aqui está a parte da minha mensagem que tu, definitivamente, não leste. Tudo o que seja considerado prioritário e importante naquelas regiões é transmitido sem qualquer regularidade e é até bastante relativo. Aquilo que para mim é importante, não o é para outro qualquer.

4. a) Aqui está outra frase que também só deves ter lido conforme te apeteceu... O que eu disse é que a esmagadora maioria das notícias que as estações nacionais transmitem não são mais do que as apoteoses de AJJ.
b) Nunca disse que na RTP Madeira transmitiam só as apoteoses de AJJ...
c) Mas eu disse que me causava algum incómodo ouvir os comentários de AJJ? Já não me causa incómodo algum porque, simplesmente, não os oiço...

Eu apenas não me revi em nenhuma das opções da votação. Achei por bem sugerir mais uma opção, coisa com a qual nem discordaste...

MensagemEnviado: 29 Jul 2010 15:41 

De facto foi lapso meu não ter incluído a opção NENHUM de início.

Em relação ao resto... Nem vale a pena...

Escreveste o que escreveste e eu escrevi o que escrevi. Quem quiser que tire as suas conclusões, se quiser tirar alguma...

Acho eu que a votação e as opções da mesma são bastante claras...

Imagem

MensagemEnviado: 30 Jul 2010 22:46 

Registado: 25 Mar 2010 11:00
ISP: Cabovisao
Acesso: Cabo
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
VIRIATUM Escreveu:
Já em relação a outros canais tipo porto-canal, MVM, Poker Channel e todos os outros canais-palha, pode dizer-se o mesmo?

Fugindo um pouco ao tema do tópico, não considero que existam canais palha, todos eles têm um propósito com maior ou menor público-alvo. o Porto Canal tem o mesmo propósito que a RTP Açores e Madeira, e faltam até mais canais regionais na minha opinião, MVM cobre a música de um ponto de vista diferente , ao estilo do "dance tv", e a comprovar a existência de público para o canal está a disponibilização internacional da mvm. O poker channel tem como missão a temática do poker e também tem o seu público, assim como todos os outros palha.

Quanto mais específicos forem os canais, e menor o seu público-alvo, mais facilmente se pode pode cair da adjectivação de palha, no entanto, estes projectos são importantes para os seus espectadores, e por isso não perde o seu mérito, nem utilidade.

cumps
JC

MensagemEnviado: 31 Jul 2010 04:54 

Mais uma razão para a disponibilização dos canais referidos na votação!

Quantos Portugueses temos no Continente que são oriundos das Regiões Autónomas? Não são um público-alvo? Não têm direito a ver a programação da sua terra? Não foi essa a razão que levou à criação da RTP Internacional, para os emigrantes não perderem o contacto com Portugal e estarem mais e melhor informados do que aqui se passa?

Em relação ao Poker Channel, pura e simplesmente não acerdito que tenha mais espectadores do que um RTP Madeira ou RTP Açores. PortoCanal a mesma coisa.

Em relação aos canais (que mais parece terem nome de uma conhecida marca de farinha) MyZen (Maizena)... Qual é o público alvo? Salões de Reiki e/ou Yoga? Só se fôr pela música ambiente, porque a imagem pode ser prejudicial, ao eventualmente perturbar a concentração, portanto, também são de duvidosa utilidade.

Já para não falar dos canais pseudo-religiosos, que mais não são do que um meio de angariação de riqueza, mascarados de proselitismo. Além do mais, também há canais do mesmo tipo dedicados ao Islão. Também temos comunidades islâmicas em Portugal. Porque não é disponibilizado nenhum? Também há público-alvo. E também temos judeus. Porque é que não há nenhum canal dedicado ao Judaísmo? E ao Espiritismo? E ao Budismo, Hinduismo, Satanismo, Wicca, Druidismo, etc, etc, etc? Há público-alvo para todos eles. A questão não é essencialmente de público-alvo.

De qualquer das formas, a disponibilização dos canais constantes da presente votação não têm a ver com essa questão, até porque enquanto esses outros canais são privados, os canais da votação são públicos e pagos com o dinheiro de NÓS TODOS!

Imagem

MensagemEnviado: 22 Set 2010 22:27 

Mais ninguém se pronuncia?

Imagem

MensagemEnviado: 11 Fev 2011 14:15 

Bom, a votação encerrou e os resultados parece que não deixam muita margem para dúvidas...

Imagem

Página 1 de 1 [ 14 mensagens ] 

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: