Fórum Cabovisão

Fórum Cabovisão
Data/Hora: 28 Set 2026 22:41

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Página 1 de 1 [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Ligar Switch ao MTA para distribui NET???
MensagemEnviado: 29 Jun 2010 18:33 

Registado: 05 Abr 2010 23:59
Viva!

Tenho uma caixa ATI de 12 saídas e comprei um Switch da SMC para distribui o sinal da Internet para o quarto dos miúdos.

Liguei um cabo de rede RJ45 do Switch (porta 1) ao MTA e depois liguei os cabos de rede (que estão no ATI - correspondentes ao escritório e aos quartos dos miúdos) também ao Switch (portas 2, 3 e 4)

No escritório (PC referente à porta 2 do Switch) tenho internet, nos quartos (correspondente às portas 3 e 4 diz que a ligação é "limitada ou inexistente".

Resumindo, distribuí o sinal através de um switch mas só consigo ter net num PC. Parece-me ser problemas com IP`s, mas não sei...

podem-me dar uma ajuda?

Thanks!

Assunto da Mensagem: Re: Ligar Switch ao MTA para distribui NET???
MensagemEnviado: 29 Jun 2010 21:58 

Registado: 10 Mar 2010 01:13
ISP: Cabovisao
Acesso: Cabo
ISP 2: Telepac
Acesso 2: ADSL
Viva JATG. Conectividade limitada ou inexistente deve-se ao facto de os computadores estarem à espera de um IP. Como utiliza um switch este só vai distribuir pacotes e não IP´s. Deverá utiliar um router e não um switch

MensagemEnviado: 29 Jun 2010 22:23 

Pois é... o técnico da cabovisão disse-me que bastaria um switch!!!!!

MensagemEnviado: 30 Jun 2010 19:33 

Registado: 09 Jul 2009 22:09
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
Salvo melhor opinião, e uma vez que eu também tenho o mesmo esquema, a solução passou mesmo por ser o router a alimentar o switch e posteriormente este a ligação ao ATI. Conforme já foi explicado, tem de ser o router a gerir a informação (atribuir IP conforme o PC que se liga), uma vez que o switch apenas vai reencaminhar a informação para o local em causa.

MensagemEnviado: 30 Jun 2010 22:32 

Ok, obrigado pela ajuda!

Coloquei um router e está a funcionar.

Thanks!

MensagemEnviado: 30 Jun 2010 23:52 

Só mais uma coisa...
É possível que um router sem fios possa fazer quebras na ligação do Modem/MTA se estiverem os dois perto um do outro?
Tipo ter quebras de internet ou telefone?

pergunto isto porque tenho tido problemas no telefone (as pessoas deixam-me de ouvir) e internet (várias quebras durante o dia) e no apoio disseram-me que poderia ser do router sem fios. Poderá?

Thanks!

MensagemEnviado: 01 Jul 2010 14:56 

No meu caso tenho o MTA no chão e o router wireless em cima de uma mesa e não tenho qq problema com net ou telefone. Tenta mudar, para testar, a posição dos equipamentos.

MensagemEnviado: 01 Jul 2010 19:35 

JATG Escreveu:
Só mais uma coisa...
É possível que um router sem fios possa fazer quebras na ligação do Modem/MTA se estiverem os dois perto um do outro?

pergunto isto porque tenho tido problemas no telefone (as pessoas deixam-me de ouvir) e internet (várias quebras durante o dia) e no apoio disseram-me que poderia ser do router sem fios. Poderá?

Thanks!

é um facto que também constatei. Como tenho bastante espaço dentro do armário onde está o ATI, coloquei o router e o MTA o mais longe possível, em alturas diferentes, mas mesmo assim de vez em quando lá tenho algumas quebras... já ouvi dizer que é mal do MTA, e de facto, antes de ter Cabovisão, tive Netcabo (agora ZON) e com o mesmo esquema nunca tive problemas.

Mas como já referi, existe aqui no fórum gente que percebe bastante do assunto e que caso queiram podem ajudar.

MensagemEnviado: 01 Jul 2010 20:58 

Ok, obrigado pelo esclarecimento.
De facto, acho estranho que um router possa fazer "estragos" na ligação de um modem, mas...

Outra dúvida:
Como coloquei o router dentro do ATI ( e este está fechado) a ligação Wireless perdeu sinal.
Será possível ter dois routers a funcionar em simultâneo, um dentro da caixa ATI e outro fora (numa das tomadas RJ45)?

Thanks!

MensagemEnviado: 01 Jul 2010 22:02 

Podes ter 1 router dentro ou fora do ATI e um outro a fazer de AP (Access Point) para distribuir o wirelles

MensagemEnviado: 09 Jul 2010 21:38 

Registado: 23 Jan 2009 22:18
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
JATG Escreveu:
Pois é... o técnico da cabovisão disse-me que bastaria um switch!!!!!

Ou antes o sapateiro que faz de técnico...

Um Smart Switch sim, um simples Switch não, conforme já foi dito e muito bem por outros utilizadores.

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

MensagemEnviado: 09 Jul 2010 21:42 

JATG Escreveu:
Só mais uma coisa...

Thanks!

http://www.forumcabovisao.com/viewtopic.php?f=42&t=325
O que consta relativamente a telefones sem fios aplica-se igualmente a routers wireless, pois têm o mesmo tipo de intereferência, além de um sinal mais potente e também maior alcance. É, por isso, aconselhável a aumentar as distâncias referidas para telefones sem fios.

Isto não é problema de nenhum MTA especificamente, tem apenas a ver com interferências e há equipamentos que não estão devidamente isolados contra certo tipo de interferências/frequências rádio e electromagnéticas. Provalvemente iria encarecer em muito os equipamentos...

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

MensagemEnviado: 09 Jul 2010 21:45 

JATG Escreveu:
Ok, obrigado pelo esclarecimento.
De facto, acho estranho que um router possa fazer "estragos" na ligação de um modem, mas...

Outra dúvida:
Como coloquei o router dentro do ATI ( e este está fechado) a ligação Wireless perdeu sinal.
Será possível ter dois routers a funcionar em simultâneo, um dentro da caixa ATI e outro fora (numa das tomadas RJ45)?

Thanks!

Há adaptadores que permitem a instalação da antena fora do ATI.

Convém instalá-la acima do ATI e não ao lado, como muitas vezes se vê.

A propagação de ondas rádio é feita na horizontal pelo que, ficando acima do ATI, proteges o ATI de interferência rádio.

Não tens vantagem nenhuma em ligar um 2º router (nem um switch), pois a partir da origem, qualquer outro router/switch que venha a ser instalado já vai ter uma perda de largura de banda e por vezes também sinal.

A única situação em que compensa instalar um switch após o router, é no caso do router não ter portas suficientes para o nº de máquinas a ligar via Ethernet/RJ45.

Imagem

MensagemEnviado: 09 Jul 2010 22:49 

Se os quartos ficarem no mesmo piso, aconselho a utlizar uma das fichas RJ45 e ligar um AP (ponto de acesso), por exemplo num dos quartos. Se não tiver paredes muito espessas e com muita quantidade de ferro, deverá ter cobertura nesse piso.

Página 1 de 1 [ 14 mensagens ] 

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: