Pessoal,
Aderi recentemente ao serviço de Internet da Cabovisão.
Os técnicos instalaram-me um simples modem de cabo com 2 tomadas de telefone, mais precisamente um chamado "Scientific Atlanta 2203c VoIP Cable modem" (que agora passou a ser da Cisco).
Inconveniente : esse aparelho aparentemente é um mero "modem" que apenas converte, de forma transparente, os dados que transitavam no cabo coaxial da rede Cabovisão para USB ou para o cabo Ethernet, ou seja, com o endereço IP de lá fora e sem Firewall.
Isto pode até dar jeito em certas situações, mas para maior parte dos utilizadores domésticos acho mal, muito mal, pois torna o nosso PC muito mais vulnerável, directamente acessível de fora pela Internet.
Além disso, permite apenas que se ligue um único PC à Internet, a menos de usar um Router externo adicional.
Agora, eu sei que a Cabovisão tem usado vários equipamentos diferentes para clientes do serviço Internet, entre outros das marcas Cisco, Motorola, Thomson, etc.... mas não sei quais.
Por exemplo na Clix, em tempos, davam um modem/router ADSL da Huawei super-fixe, que já vinha com 4 portas Ethernet do lado da LAN, com Firewall, servidor DHCP, NAT, DMZ, etc... etc... , que vinha com os kits de instalação vendidos nos supermercados por 25 Euros.... e que nem eram bloqueados à rede Clix, ou seja, utilizáveis na rede Sapo por exemplo... (como fiz

pois o modem ADSL USB do Sapo também era um nojo).
Este aparelho, como muitos outros parecidos, existe em versão para rede WAN de Cabo TV e para Ethernet, que também resolvia a questão se ligado ao simples modem da Cabovisão.
Será que alguém me saberia dizer que aparelhos de modem/router (marca e modelo) a Cabovisão tem disponível para troca, eventualmente quais são as características respectivas deles, e quais é que se recomendam mais de que outros ?
Desde já, muito obrigado pela ajuda,
Tinzinho.