|
Data/Hora: 25 Set 2026 23:38
|
 |
|
 |
|
| Autor |
Mensagem |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 07 Out 2009 01:19 |
| BANIDO |
 |
Registado: 25 Jan 2009 00:13 Mensagens: 742 Localização: Alcácer do Sal
ISP: nulo
Acesso: Cabo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
|
VIRIATUM Escreveu: ricardojcampos Escreveu: VIRIATUM Escreveu: O que é que uma coisa tem a ver com a outra?
Achas que é por se meter um disco com 1TB num pc Pentium II a 300Mhz que se consegue ter mais funcionalidades com esse disco? É esse o teu conceito de inovação? tás a desconversar isso é que não tem nada a ver com o que eu disse ou tentei dizer porque acho que estas boxs com disco rigido são logicamente mais evoluídas que anteriores como é óbvio, e por conseguinte não achei que fosse necessário dizer, agora tu aproveitas tudo para polémica, e pelo que vi em outros fóruns não sou o unico a não gostar do tom com que tentas escrever a dar as tuas opiniões, que nalguns casos são valiosas mas por vezes arrogantes, devias pensar que em toda a gente tem os mesmos conhecimentos como tu, e que vem para aqui expor as duvidas e ás vezes saem daqui com certezas que na minha perspectiva não são de todo verdade, como por exemplo da ligação do telefone não dever ser injectada do modem para a rede antiga, eu já escrevi que me fizeram isso e não tenho problema algum com os telefones O que é que ter disco rígido ou não tem a ver com ser mais evoluído ou não ser? O que pode ser mais evoluído ou não é o firmware/software. Ter disco rígido apenas permite a gravação e reprodução de conteúdos gravados, nada mais. É mesma coisa do que 1 modelo de carro e lado a lado 2 carros exactamente iguais. Um tem GPS e o outro não. O que tem GPS é mais evoluído do que o outro? Em quê? Não vejo onde esteja a polémica nisso, sinceramente... No que toca ao tópico onde é focada a injecção de sinal VoIP numa rede ex-SFT, não é por tu não teres problemas que ela deve ser feita. Aliás, se fôres ler esse tópico ( http://www.forumcabovisao.com/viewtopic.php?f=32&t=228&start=0), vais ver que tive o cuidado de explicar não apenas o porquê de não dever ser feita, mas também a forma correcta de a fazer e por quem, caso se opte por esse tipo de solução. Não vendo eu, também, qual a relevância de outros fórums para esta discussão, o que é certo é que não se trata de qualquer tipo de arrogância, nem sequer creio que toda a gente devesse ter o mesmo tipo de conhecimentos que eu tenho, tal como também não me vejo na obrigação de ter os mesmos conhecimentos que outras pessoas têm noutras áreas, até porque há áreas para as quais não tenho a mínima vocação. Há, pelo contrário, muitas outras em que não só tenho essa vocação, como também conhecimentos e experiência para poder opinar, esclarecer dúvidas, ajudar e até mesmo (para quem quiser aprender) ensinar. Gostos, há-os para todos os gostos. Também há coisas de que eu gosto e coisas de que eu não gosto. Há com quem eu concorde e com quem eu não concorde. Agora, não é por não concordar com alguém numa matéria que vou passar a discordar dela em todas as outras, como se fosse uma cruzada, pois não estaria a ser sério. Portanto, sugiro-te que quando detectares que alguém, após ter exposto a sua dúvida/questão/pedido de ajuda/pedido de informação, fica com certezas que na tua perspectiva não são de todo verdade, exponhas as razões pelas quais na tua perspectiva essas certezas não são verdade. Assim ajudarás não só essas pessoas, como também o Fórum e poderás também ver esclarecidas algumas dessas tuas dúvidas (como no caso que referenciaste). Mas adiante com as sugestões, por favor, já que não me parece que esta discussão seja passível de inclusão em qualquer software, presente ou futuro... eu não sei o que tinha a box anterior em termos de memória, mas presumo que por não ter disco rigido não se pudesse adicionar mais funcionalidades que necessitassem de mais espaço de memória, por isso tendo um disco rigido com mais espaço podemos inserir firmware/software que necessitem de mais espaço em disco, portanto pode ser mais evoluído simplesmente.
_________________ Saudações Benfiquistas
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 07 Out 2009 05:40 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
|
ricardojcampos Escreveu: eu não sei o que tinha a box anterior em termos de memória, mas presumo que por não ter disco rigido não se pudesse adicionar mais funcionalidades que necessitassem de mais espaço de memória, por isso tendo um disco rigido com mais espaço podemos inserir firmware/software que necessitem de mais espaço em disco, portanto pode ser mais evoluído simplesmente. Firmware não é armazenado em disco, o software é remoto. Conheces algum router, modem/MTA, telemóvel, etc, com disco rídigo? Todos eles têm firmware. De diferentes tipos, claro. O software é remoto, o descodificador apenas faz uma ligação ao servidor e através dele permite-te usar determinadas funcionalidades. Portanto, a existência de disco rídigido, por si só, não é garantia de qualquer evolução. O disco rígido apenas permite o armazenamento de programas gravados, mais nada.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 22 Out 2009 00:00 |
| BANIDO |
 |
|
VIRIATUM Escreveu: O disco rígido apenas permite o armazenamento de programas gravados, mais nada. queres dizer que as boxs não guardam software? mas não poderão fazê-lo. um disco rigido não faz isso? mas não vale a pena continuar a discutir uma coisa que é óbvia se tenho uma box com maior capacidade de armazenamento também serve para aplicações, portanto mais evoluída. se é remoto para que fazemos actualização? não há nada nas boxes? só gravações?
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 22 Out 2009 00:39 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
|
ricardojcampos Escreveu: VIRIATUM Escreveu: O disco rígido apenas permite o armazenamento de programas gravados, mais nada. queres dizer que as boxs não guardam software? mas não poderão fazê-lo. um disco rigido não faz isso? mas não vale a pena continuar a discutir uma coisa que é óbvia se tenho uma box com maior capacidade de armazenamento também serve para aplicações, portanto mais evoluída. se é remoto para que fazemos actualização? não há nada nas boxes? só gravações? Até por razões de Segurança, o software não está num disco rígido em nenhum descodificador. Caso contrário, o que impediria alguém de retirar o disco do seu descodificador, ligá-lo a um computador, abrir o software, vasculhar o código e viciá-lo? É óbvio que num disco rígido se grava o que se quiser, é para isso que ele serve, mas enquanto estiver num descodificador, só serve para armazenar gravações, porque nenhum software é lá gravado.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
ruizink
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 22 Out 2009 11:12 |
Registado: 06 Abr 2009 14:45 Mensagens: 48
|
O software ou firmware (como queiram chamar) está, obviamente, armazenado na BOX. Não no disco rígido (como diz o VIRIATUM e bem) mas numa memória FLASH, tal como em muitos dos dispositivos electrónicos dos dias que correm. O HDD deverá conter, como muito, algumas definições do perfil de utilizador para além, obviamente, das gravações. Não vejo margem para grandes dúvidas! Para vasculhar o "código" é preciso que o pessoal da Cabovisão nos dê o código fonte, porque caso contrário teremos apenas de nos contentar com os "0s e 1s", resultantes da compilação do código fonte! 
| Editado pela última vez por VIRIATUM em 22 Out 2009 16:44, num total de 2 vezes. |
| Razão: Remoção do último parágrafo, por conteúdo contrário às Regras do Fórum |
|
|
|
|
 |
|
virtuaman
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 22 Out 2009 11:20 |
Registado: 21 Out 2009 09:09 Mensagens: 58
|
|
Firmwares... softwares... boxes... Pela wikpédia: Firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. Software é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
Sabendo isso, poderemos dizer que um firmware é ao fim e ao cabo um software de menor dimensão e com "instruções" mais reduzidas. As aplicações a que se referem, de facto não deverão estar armazenadas no disco da box... deverão apenas ser acedidas remotamente através das "instruções" dadas pelo firmware da box. E quando aparece a mensagem do tipo "actualizar software", o que na realidade se processa é a actualização do "firmware" da box, possibilitando que este contacte com o novo software instalado no sistema do operador.
Exemplo... router Netgear da Zon. Periódicamente a Zon procede à actualização do "firmware". Neste caso esse conjunto de instruções ficam guaradadas no chip do próprio Netgear, e podemos aceder a essas instruções e modificar algumas das suas definições. No caso das boxes... o firmware que fica gravado nos chips também nos permitem aceder a algumas das instruções e fazer algumas modificações (tipo de exibição de imagem, definição do posicionamento de canais, etc). Tudo o que for para além da execução de "mini aplicações", são executadas remotamente no sistema do operador. Vídeo-on-demand por exemplo, pelo que me parece, é solicitado sim através do comando da box MAS... é o firmware que deverá ter um mini aplicativo que permite a comunicação ao sistema do operador onde executamos depois as operações.
Não percebo muito do sistema TV, mas pelo pouco que sei e recorrendo da lógica, deverá ser mais ou menos isso o que se passa. Cumprs.
_________________ Eu só sei que nada sei... e quem julga que tudo sabe, ainda deve saber menos do que eu!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 22 Out 2009 16:45 |
|
ruizink Escreveu: O software ou firmware (como queiram chamar) está, obviamente, armazenado na BOX. Não no disco rígido (como diz o VIRIATUM e bem) mas numa memória FLASH, tal como em muitos dos dispositivos electrónicos dos dias que correm. O HDD deverá conter, como muito, algumas definições do perfil de utilizador para além, obviamente, das gravações. Não vejo margem para grandes dúvidas! Para vasculhar o "código" é preciso que o pessoal da Cabovisão nos dê o código fonte, porque caso contrário teremos apenas de nos contentar com os "0s e 1s", resultantes da compilação do código fonte!  Não seria necessário o código-fonte. Para o tipo de situação que eu referi bastaria ter o software adequado para a abertura forçada do software instalado no disco e depois, aí sim, começar a explorar o código-fonte. Depois é que viria o reverse engineering para viciar o software e ludibriar a Cabovisão. Por isso é que é uma razão de Segurança (também) para o software não ser instalado em disco, mas apenas ser acedido remotamente.
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 22 Out 2009 16:59 |
|
virtuaman Escreveu: Firmwares... softwares... boxes... Pela wikpédia: Firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. Software é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
Sabendo isso, poderemos dizer que um firmware é ao fim e ao cabo um software de menor dimensão e com "instruções" mais reduzidas. As aplicações a que se referem, de facto não deverão estar armazenadas no disco da box... deverão apenas ser acedidas remotamente através das "instruções" dadas pelo firmware da box. E quando aparece a mensagem do tipo "actualizar software", o que na realidade se processa é a actualização do "firmware" da box, possibilitando que este contacte com o novo software instalado no sistema do operador.
Exemplo... router Netgear da Zon. Periódicamente a Zon procede à actualização do "firmware". Neste caso esse conjunto de instruções ficam guaradadas no chip do próprio Netgear, e podemos aceder a essas instruções e modificar algumas das suas definições. No caso das boxes... o firmware que fica gravado nos chips também nos permitem aceder a algumas das instruções e fazer algumas modificações (tipo de exibição de imagem, definição do posicionamento de canais, etc). Tudo o que for para além da execução de "mini aplicações", são executadas remotamente no sistema do operador. Vídeo-on-demand por exemplo, pelo que me parece, é solicitado sim através do comando da box MAS... é o firmware que deverá ter um mini aplicativo que permite a comunicação ao sistema do operador onde executamos depois as operações.
Não percebo muito do sistema TV, mas pelo pouco que sei e recorrendo da lógica, deverá ser mais ou menos isso o que se passa. Cumprs. Vamos tentar esclarecer relativamente à Cabovisão, desde o início do Digital. Os descodificadores vinham com um firmware inicial e apesar de nos comandos já haver um botão jogos, o próprio comando poder ser usado com uma espécie de joystick, e outras opções a disponibilizar no futuro, essas opções, a nível de software aínda não estavam disponíveis. De tempos a tempos surgiam actualizações de firmware. Recentemente houve mais algumas. Mas o firmware diz respeito apenas ao hardware. É ele que define as várias formas em que o hardware pode funcionar e as opções que podem ser usadas. Por exemplo, o comando já tem um botão para o VOD. Mas o VOD aínda não está implementado. Duas situações poderão ocorrer a) Ao premir-se o botão VOD, há uma mensagem de erro do próprio firmware que diz que o serviço não está activo (ou algo parecido) e nem sequer establece ligação ao servidor VOD da Cabovisão b) O firmware permite a ligação ao servidor VOD da Cabovisão, mas depois dá erro de Serviço não disponível (ou similar). Em relação à actualização de firmware, ela pode ser feita directamente pelo prestador (neste caso a Cabovisão), via TFTP e o cliente nem sequer nota. Pode também ser feita através de um alerta emitido pelo descodificador e o cliente actualiza quando preferir. Ou pode também ser feita manualmente. O software, esse é apenas acedido remotamente e o cliente não tem qualquer possibilidade de saber quando é que foi actualizado, qual a versão, etc. Firmware e software estão ligados, isto porque para o cliente poder aceder ao software é necessário que o firmware o permita. Segundo o que ditam as leis da lógica, deverá haver actualizações de firmware pouco antes da disponibilização do VOD e/ou outras funcionalidades, para garantir que quando o serviço fôr lançado os clientes já consigam aceder sem problemas.
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 23 Out 2009 00:03 |
| BANIDO |
 |
|
|
quando se carrega no botão VOD simplesmente não faz nada porque simplesmente está desactivado. já percebi que não instalam o software no disco rigido mas há um chip guarda o firmware são invalida que o que eu disse estava correcto, um disco rigido com maior capacidade é sinal de evolução, mas como sou humilde peço desculpa pela minha ignorância relativamente ao pensar que se instalavam as aplicações no disco das boxs, por motivos de segurança apenas porque se não fosse por isso dava e por conseguinte era mais evoluído...
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 23 Out 2009 00:48 |
|
ricardojcampos Escreveu: quando se carrega no botão VOD simplesmente não faz nada porque simplesmente está desactivado. já percebi que não instalam o software no disco rigido mas há um chip guarda o firmware são invalida que o que eu disse estava correcto, um disco rigido com maior capacidade é sinal de evolução, mas como sou humilde peço desculpa pela minha ignorância relativamente ao pensar que se instalavam as aplicações no disco das boxs, por motivos de segurança apenas porque se não fosse por isso dava e por conseguinte era mais evoluído... Ok, vou-te dar um exemplo... Tens um carro de 1990 com uma mala de 800L. E tens um carro de 2009 com apenas 500L de mala. Qual deles é o mais evoluído?
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 23 Out 2009 01:02 |
| BANIDO |
 |
|
VIRIATUM Escreveu: ricardojcampos Escreveu: quando se carrega no botão VOD simplesmente não faz nada porque simplesmente está desactivado. já percebi que não instalam o software no disco rigido mas há um chip guarda o firmware são invalida que o que eu disse estava correcto, um disco rigido com maior capacidade é sinal de evolução, mas como sou humilde peço desculpa pela minha ignorância relativamente ao pensar que se instalavam as aplicações no disco das boxs, por motivos de segurança apenas porque se não fosse por isso dava e por conseguinte era mais evoluído... Ok, vou-te dar um exemplo... Tens um carro de 1990 com uma mala de 800L. E tens um carro de 2009 com apenas 500L de mala. Qual deles é o mais evoluído? não vale a pena discutir ou ter uma opinião diferente da tua e vou só por aqui mais um exemplo e já não respondo mais. houve evolução da Kaon sem disco para a tompson com disco e eu na minha simples ignorância das regras de segurança achei que poderia ser mais evoluído simplesmente por isso. agora já chega porque já percebi e tu não queres perceber o meu ponto de vista simples e óbvio, um disco rigido com maior capacidade pode ser mais evoluido porque pode receber mais e novas aplicações maiores, o que constatei agora é que neste caso não deve ser por questões de segurança .
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 23 Out 2009 01:15 |
|
ricardojcampos Escreveu: VIRIATUM Escreveu: ricardojcampos Escreveu: quando se carrega no botão VOD simplesmente não faz nada porque simplesmente está desactivado. já percebi que não instalam o software no disco rigido mas há um chip guarda o firmware são invalida que o que eu disse estava correcto, um disco rigido com maior capacidade é sinal de evolução, mas como sou humilde peço desculpa pela minha ignorância relativamente ao pensar que se instalavam as aplicações no disco das boxs, por motivos de segurança apenas porque se não fosse por isso dava e por conseguinte era mais evoluído... Ok, vou-te dar um exemplo... Tens um carro de 1990 com uma mala de 800L. E tens um carro de 2009 com apenas 500L de mala. Qual deles é o mais evoluído? não vale a pena discutir ou ter uma opinião diferente da tua e vou só por aqui mais um exemplo e já não respondo mais. houve evolução da Kaon sem disco para a tompson com disco e eu na minha simples ignorância das regras de segurança achei que poderia ser mais evoluído simplesmente por isso. agora já chega porque já percebi e tu não queres perceber o meu ponto de vista simples e óbvio, um disco rigido com maior capacidade pode ser mais evoluido porque pode receber mais e novas aplicações maiores, o que constatei agora é que neste caso não deve ser por questões de segurança .A questão não é essa. A questão é que apenas por haver um disco de maior capacidade não significa evolução nenhuma por si só, como podes constatar pelo exemplo que eu dei do carro em relação à capacidade da mala. Um disco maior apenas significa maior capacidade de armazenamento, não significa qualquer evolução em termos de características globais do descodificador.
|
|
|
|
 |
|
virtuaman
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 23 Out 2009 09:31 |
Registado: 21 Out 2009 09:09 Mensagens: 58
|
Tenho de concordar numa coisa... ter um HD maior de facto não implica evolução global do equipamento. Se eu meter um disco de 1 Tb num pc com processador P4/3200 ele não evolui em relação a um pc com processador dual 2.5 que tem apenas 500Gb de disco... a única coisa que ganha é um maior espaço de armazenamento. Agora, o Ricardo pensava que era no disco que o "software" (firmware) da box estaria armazenado... mas em relação a isso acho que ele já percebeu estar enganado (e já o admitiu). Posto isso... a questão está (a meu ver) encerrada... não briguem mais 
_________________ Eu só sei que nada sei... e quem julga que tudo sabe, ainda deve saber menos do que eu!
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: Sugestões para o próx. Software  Enviado: 25 Out 2009 23:14 |
| BANIDO |
 |
|
virtuaman Escreveu: Tenho de concordar numa coisa... ter um HD maior de facto não implica evolução global do equipamento. Se eu meter um disco de 1 Tb num pc com processador P4/3200 ele não evolui em relação a um pc com processador dual 2.5 que tem apenas 500Gb de disco... a única coisa que ganha é um maior espaço de armazenamento. Agora, o Ricardo pensava que era no disco que o "software" (firmware) da box estaria armazenado... mas em relação a isso acho que ele já percebeu estar enganado (e já o admitiu). Posto isso... a questão está (a meu ver) encerrada... não briguem mais  por mim já acabou
|
|
|
|
 |
|
|
 |
|
 |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|