|
Data/Hora: 25 Set 2026 17:13
|
 |
|
 |
|
| Autor |
Mensagem |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Em bom Português  Enviado: 19 Jul 2009 00:55 |
| BANIDO |
 |
Registado: 23 Jan 2009 18:11 Mensagens: 1591
|
Caros Utilizadores, O Português é a nossa Língua-Mãe falada em mais de 20 Países e por mais de 200 milhões de pessoas em todo o Mundo! Devemos, portanto, preservá-la e cuidá-la como um símbolo cultural que é. É, por isso, na sequência de uma parceria formalizada entre o Fórum Não-Oficial da Cabovisão e o projecto " Em Português Correcto" que nasce agora este novo tópico e projecto em prol da nossa Língua: Em bom Português. Este é um dos projectos que o Fórum da Cabovisão tem estado a preparar e este, em particular, vem abordar várias questões do domínio da Língua Portuguesa, sejam elas dúvidas ao nível de escrita ou fala. Este projecto conta também com o apoio e colaboração da Paula Nogueira, a quem eu dou as boas-vindas e desejo uma boa estadia aqui no Fórum. De resto, solicito a todos que tirem as vossas dúvidas ao nível desta Língua e que retirem o máximo de proveito que esta Parceria tem para nos dar. Um abraço!
|
|
|
|
 |
|
varsaljr
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 19 Jul 2009 01:06 |
| BANIDO |
 |
Registado: 22 Abr 2009 15:44 Mensagens: 929
ISP: Cabovisao
Acesso: Cabo
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
|
|
|
 |
|
night_sign
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 19 Jul 2009 01:20 |
Registado: 29 Jan 2009 18:24 Mensagens: 1221
ISP 2: TMN
Acesso 2: LTE4G
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 19 Jul 2009 11:30 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
|
|
E abaixo o Acordo Ortográfico, que foi redigido, pensado e elaborado, de certeza absoluta por quem não sabe escrever Português, para obrigar os (já poucos) que aínda escrevem correctamente o nosso Português a escreverem-no mal, numa vingança contra a própria Língua e numa exaltação da sua própria incapacidade de aplicação da correcta ortografia, como se tivessem orgulho em ser burrinhos!
Faz-me lembrar aqueles que querem fazer determinada coisa que por acaso é crime, só que para não serem criminosos, alteram a Lei!
Coincidência???
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
paulanogueira
|
Assunto da Mensagem: Benvindo, Bem-vindo ou Bem vindo?  Enviado: 19 Jul 2009 23:17 |
Registado: 19 Jul 2009 00:08 Mensagens: 4
ISP: ZAPP
Acesso: RADIO
INDICAÇÕES EVENTUAIS: PARCERIA DISSOLVIDA, PARCEIRA NÃO CUMPRIU OS TERMOS DA PARCERIA
|
|
Início esta minha colaboração com esta questão... Quando queremos dar as boas-vindas a alguém, devemos escrever "benvindo", "bem-vindo" ou "bem vindo"?
_________________ Paula Nogueira http://emportuguescorrecto.blogs.sapo.pt
|
|
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Benvindo, Bem-vindo ou Bem vindo?  Enviado: 19 Jul 2009 23:20 |
| BANIDO |
 |
|
paulanogueira Escreveu: Início esta minha colaboração com esta questão... Quando queremos dar as boas-vindas a alguém, devemos escrever "benvindo", "bem-vindo" ou "bem vindo"? Parece-me a mim que a forma mais correcta será " bem-vindo". Aliás isto... Citar: Quando queremos dar as boas-vindas a alguém Creio que já diz tudo. Estarei enganado? 
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Benvindo, Bem-vindo ou Bem vindo?  Enviado: 20 Jul 2009 00:01 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
|
paulanogueira Escreveu: Início esta minha colaboração com esta questão... Quando queremos dar as boas-vindas a alguém, devemos escrever "benvindo", "bem-vindo" ou "bem vindo"? Olá Paula... Bem-Vinda ao Fórum Cabovisão! É com prazer que iniciamos esta parceria, em prol do nosso tão querido Português, que por vezes (e cada vez mais) é tão mal tratado!
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
ricardex
|
Assunto da Mensagem: Re: Benvindo, Bem-vindo ou Bem vindo?  Enviado: 20 Jul 2009 15:24 |
Registado: 27 Jan 2009 12:04 Mensagens: 38
|
lithos Escreveu: paulanogueira Escreveu: Início esta minha colaboração com esta questão... Quando queremos dar as boas-vindas a alguém, devemos escrever "benvindo", "bem-vindo" ou "bem vindo"? Parece-me a mim que a forma mais correcta será " bem-vindo". Aliás isto... Citar: Quando queremos dar as boas-vindas a alguém Creio que já diz tudo. Estarei enganado?  E parece-te muito bem, Lithos... Eis uma fonte que explica, quanto a mim de forma bem explícita, a questão levantada: Citar: Qual é a diferença entre as palavras benvindo e bem-vindo? A palavra Benvindo (ou o feminino Benvinda) corresponde apenas a um nome próprio (ex.: o Benvindo já chegou a casa.). A palavra bem-vindo (e as suas flexões bem-vinda, bem-vindos, bem-vindas) corresponde ao adjectivo com o significado de ‘aceite, recebido ou acolhido com agrado, satisfação ou prazer’ (ex.: sentiu-se bem-vindo. aquela notícia não era bem-vinda. sejam muito bem-vindos a minha casa). Helena Figueira, 22-Out-2008 -------------------------------------------------------------------------------- Nota: As respostas disponibilizadas são escritas respeitando a ortografia da norma europeia. A bibliografia utilizada está disponível em http://www.flip.pt/docs/BibliografiaFLiP_PT.pdf e http://www.flip.pt/docs/BibliografiaFLiP_PB.pdf.
|
|
|
|
 |
|
kimcarvalho
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 20 Jul 2009 19:17 |
Registado: 16 Fev 2009 19:06 Mensagens: 195 Localização: Elvas city
|
VIRIATUM Escreveu: E abaixo o Acordo Ortográfico, que foi redigido, pensado e elaborado, de certeza absoluta por quem não sabe escrever Português, para obrigar os (já poucos) que aínda escrevem correctamente o nosso Português a escreverem-no mal, numa vingança contra a própria Língua e numa exaltação da sua própria incapacidade de aplicação da correcta ortografia, como se tivessem orgulho em ser burrinhos!
Faz-me lembrar aqueles que querem fazer determinada coisa que por acaso é crime, só que para não serem criminosos, alteram a Lei!
Coincidência??? Plenamente de acordo! Isto foi uma verdadeira afronta ao português que falamos em Portugal e que segundo a minha modesta opinião era o que devia nortear a nossa língua portuguesa. Os outros se quiserem que falem brasileiro, angolano, etc! Para mim até me parece o mais lógico, pois se estão mal mudam-se! Agora quererem impor os seus neologismos e modismos locais, como uma direcção a seguir, parece-me uma verdadeira aberração! Ai Camões se levantasses a cabeça...  E como comecei pelo fim  , queria agora dar os meus parabéns por esta magnifica iniciativa, disto não se vê em todos os fóruns! Vamos lá aprender um melhor e mais correcto português!  Quanto à forma correcta de saudar a chegada de alguém é bem-vindo! 
|
|
|
|
 |
|
night_sign
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 20 Jul 2009 22:52 |
Registado: 29 Jan 2009 18:24 Mensagens: 1221
ISP 2: TMN
Acesso 2: LTE4G
|
|
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 20 Jul 2009 23:00 |
| BANIDO |
 |
|
night_sign Escreveu: Eu nunca sei se devo escrever "secalhar" ou "se calhar", sempre tive esta pancada e no geral vejo que também há essa dúvida. Escreve-se " se calhar" que é ainda uma locução. Exemplos como o "se calhar" há vários: "afim de" que se deve escrever " a fim de"; "apartir de" que se deve escrever " a partir de"; "concerteza" que se deve escrever " com certeza"; "derrepente" que se deve escrever " de repente". Haverá mais algum? A língua vai evoluíndo na boca das próprias pessoas e há uma forte tendência para se ir adaptando a escrita das palavras ao modo de falar, isto é, escreve-se aquilo que se diz.
|
|
|
|
 |
|
HomoSapiens
|
Assunto da Mensagem: Re: Benvindo, Bem-vindo ou Bem vindo?  Enviado: 20 Jul 2009 23:01 |
Registado: 15 Jun 2009 10:38 Mensagens: 134
|
paulanogueira Escreveu: Início esta minha colaboração com esta questão... Quando queremos dar as boas-vindas a alguém, devemos escrever "benvindo", "bem-vindo" ou "bem vindo"? Muito bem-vinda a este cantinho! Não querendo ser inapropriado, não quererias dizer "inicio"?!! Espero que este tópico seja prolífico e que dele advenha um acréscimo de qualidade do fórum. Eu sou daqueles que, apesar de dar as minhas calinadas, fico enjoado com os pontapés na gramática que se dá por essa internet fora! Quanto à questão do acordo ortográfico... nem tudo é mau!!! A língua é orgânica e evolui naturalmente. Já é assim desde os seus primórdios. Temos que nos manter abertos e não sermos "velhos do Restelo"! Cumprimentos!
|
|
|
|
 |
|
paulanogueira
|
Assunto da Mensagem: Re: Benvindo, Bem-vindo ou Bem vindo?  Enviado: 20 Jul 2009 23:20 |
INDICAÇÕES EVENTUAIS: PARCERIA DISSOLVIDA, PARCEIRA NÃO CUMPRIU OS TERMOS DA PARCERIA
|
HomoSapiens Escreveu: paulanogueira Escreveu: Início esta minha colaboração com esta questão... Quando queremos dar as boas-vindas a alguém, devemos escrever "benvindo", "bem-vindo" ou "bem vindo"? Muito bem-vinda a este cantinho! Não querendo ser inapropriado, não quererias dizer "inicio"?!! Espero que este tópico seja prolífico e que dele advenha um acréscimo de qualidade do fórum. Eu sou daqueles que, apesar de dar as minhas calinadas, fico enjoado com os pontapés na gramática que se dá por essa internet fora! Quanto à questão do acordo ortográfico... nem tudo é mau!!! A língua é orgânica e evolui naturalmente. Já é assim desde os seus primórdios. Temos que nos manter abertos e não sermos "velhos do Restelo"! Cumprimentos!  É o que dá escrever, apagar e voltar a reformular... acabou por ficar um acento onde não devia aparecer. Estavam todos correctos. Escreve-se bem-vindo. Sejam então também todos bem-vindos a este espaço de partilha sobre a língua portuguesa.
|
|
|
|
 |
|
paulanogueira
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 20 Jul 2009 23:23 |
|
lithos Escreveu: night_sign Escreveu: Eu nunca sei se devo escrever "secalhar" ou "se calhar", sempre tive esta pancada e no geral vejo que também há essa dúvida. Escreve-se " se calhar" que é ainda uma locução. Exemplos como o "se calhar" há vários: "afim de" que se deve escrever " a fim de"; "apartir de" que se deve escrever " a partir de"; "concerteza" que se deve escrever " com certeza"; "derrepente" que se deve escrever " de repente". Haverá mais algum? A língua vai evoluíndo na boca das próprias pessoas e há uma forte tendência para se ir adaptando a escrita das palavras ao modo de falar, isto é, escreve-se aquilo que se diz. O Lithos tem razão com uma pequenina excepção: também existe "afim de", mas com o sentido de "ter afinidade com", "ser parente de". Exemplo: "Ele é afim do João." = Ele é parente do João.
|
|
|
|
 |
|
varsaljr
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 21 Jul 2009 11:12 |
| BANIDO |
 |
Registado: 22 Abr 2009 15:44 Mensagens: 929
|
VIRIATUM Escreveu: E qual a forma correcta de escrever 14?
Deverá ser "catorze" ou "quatorze"? Catorze, sem dúvida.
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 08 Ago 2009 11:48 |
| BANIDO |
 |
|
VIRIATUM Escreveu: Então e se eu disser que deverá ser quatorze, já que deriva de "quatro" e não de "catro"?
Não poderá estar correcto? Como faz mais sentido? Devia ser "quatorze" por que realmente deriva de "quatro". No entanto, "quatorze" é a forma oficializada no Brasil, sendo que em Portugal é "catorze". Isto é muito simples, nós escrevemos como dizemos, e a tendência é sempre essa. Nós não dizemos "quatorze" dizemos "catorze".
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 08 Ago 2009 12:12 |
|
lithos Escreveu: VIRIATUM Escreveu: Então e se eu disser que deverá ser quatorze, já que deriva de "quatro" e não de "catro"?
Não poderá estar correcto? Como faz mais sentido? Devia ser "quatorze" por que realmente deriva de "quatro". No entanto, "quatorze" é a forma oficializada no Brasil, sendo que em Portugal é "catorze". Isto é muito simples, nós escrevemos como dizemos, e a tendência é sempre essa. Nós não dizemos "quatorze" dizemos "catorze". Isso é relativo. Lá para a zona do enclave inglês também se pronuncia "óito" em vez de "oito", "dezôito" em vez de "dezóito", "vint'óito" em vez de "vinte e oito", etc. E não é por isso que se escreve da forma como se pronuncia. "Cúmo" em vez de "cômo" é outro exemplo.
|
|
|
|
 |
|
CiroEspitama
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 09 Ago 2009 15:38 |
Registado: 21 Jun 2009 23:46 Mensagens: 21
|
Citar: Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade). Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope). Pedro Mendes, 22-Mar-2005 in http://www.priberam.pt
|
|
|
|
 |
|
CiroEspitama
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 09 Ago 2009 15:47 |
Registado: 21 Jun 2009 23:46 Mensagens: 21
|
|
Creio que o assunto do Acordo Ortográfico está a ser empolado. Não se vai deixar de dizer "se calhar" ou "autoclismo" por causa de um decreto. O acordo apenas serve para uniformizar a escrita de algumas palavras, indo afectar menos de 5% dos vocábulos da língua portuguesa. Por sinal, facilitará a difusão de autores portugueses nos países lusófonos, pois serão poupados custos de "adequação" à ortografia local das obras desses autores. Uma obra publicada (e impressa) em Portugal poderá ser exportada directamente para esses países sem a necessidade de passar por uma editora local. Dizer que vai alterar a forma de se escrever em Portugal é um exagero. A mensagem é mais importante do que algumas poucas palavras de grafia alterada.
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 09 Ago 2009 18:52 |
| BANIDO |
 |
Registado: 25 Jan 2009 00:13 Mensagens: 742 Localização: Alcácer do Sal
ISP: nulo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
|
|
não sejam tão fundamentalista com a língua portuguesa, ela foi evoluindo e fomos nos habituando vejam o exemplo de farmácia que se escrevia com ph, que lógica tinha? e que lógica tem o p em óptimo? ou os 2 cês em acção bastava escrever acão, e cão era com q (qão) e os ss ficavam para u plural, etc e tal eu já tenho falado isto outros lados mas como não sou muito bom em português deixo isso para os espertos na matéria.
_________________ Saudações Benfiquistas
|
|
|
|
 |
|
VuDu
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 09 Ago 2009 23:17 |
Registado: 24 Jan 2009 14:04 Mensagens: 61
|
Eu também sou a favor da grande maioria das alterações do acordo. Digo "maioria" porque não as conheço todas, mas as que já ouvi falar, concordo. Curiosamente falaram em fundamentalismo e por acaso visto bem, até hoje, as pessoas que tenho visto declararem-se contra o acordo, raramente se defenderam com bons argumentos e basicamente se limitam a repetidamente acusar este tratado de apenas tentar tornar mais próximo do brasileiro a língua portuguesa. Curiosamente, também o "brasileiro" tem uma pequena percentagem de alterações, o que no meu ponto de vista só indica que o tratado tenta encontrar um ponto central de uniformização da língua e que o facto de em Portugal ainda se usarem termos como "acção" só mostra que estamos linguisticamente mais atrasados do que eles Brasileiros e daí a nossa percentagem de alterações ser maior. Uma coisa que deteste é haver duas maneiras de dizer a mesma coisa. Na wikipedia nota-se muito isso. Ao ler este artigo ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimadura_solar ) reparei logo em ozono e ozônio ou cancêr e cancro ou canadense e canadiano. É muito aborrecido o desconforto que dá ler este tipos de textos que supostamente estão escritos na nossa língua.
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 09 Ago 2009 23:59 |
| BANIDO |
 |
|
|
Apesar do aparente consenso aqui no tópico, eu sou manifestamente contra qualquer tentativa de deformação da nossa Língua que, na minha opinião, sendo património histórico, deve ser preservada!
Este Acordo Ortográfico deixar-nos-à cair no facilitismo linguístico e é, acima de tudo, uma estratégia económica, e também política, que visa única e exclusivamente os sumos interesses de Editoras e Escritores.
Sem falar em algumas das ambiguidades que algumas destas alterações vão trazer à leitura e compreensão de textos.
A que mais confusão me faz neste momento é a palavra "facto" que passará a ser "fato"... Sem falar em muitas outras...
Portanto, posso dizer que farei questão de me tornar um céptico em relação ao Acordo Ortográfico.
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: Em bom Português  Enviado: 10 Ago 2009 10:16 |
| BANIDO |
 |
Registado: 25 Jan 2009 00:13 Mensagens: 742 Localização: Alcácer do Sal
ISP: nulo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
|
lithos Escreveu: Apesar do aparente consenso aqui no tópico, eu sou manifestamente contra qualquer tentativa de deformação da nossa Língua que, na minha opinião, sendo património histórico, deve ser preservada!
Este Acordo Ortográfico deixar-nos-à cair no facilitismo linguístico e é, acima de tudo, uma estratégia económica, e também política, que visa única e exclusivamente os sumos interesses de Editoras e Escritores.
Sem falar em algumas das ambiguidades que algumas destas alterações vão trazer à leitura e compreensão de textos.
A que mais confusão me faz neste momento é a palavra "facto" que passará a ser "fato"... Sem falar em muitas outras...
Portanto, posso dizer que farei questão de me tornar um céptico em relação ao Acordo Ortográfico. mas qual é o problema? "de fato não vejo problema em não vestir um fato de cerimónia" eu consigo ver a diferença entre uma e outra palavra, mas escolheste logo uma palavra que não é grande ezemplo pois até pronunciamos esse cê antes du tê, já viram as incongruências na nossa lingua os ós por us os és por is os ch por x os xis e ésses por zês, pra quê, pra criar confusão só quando estamos a aprender a ler e escrever
_________________ Saudações Benfiquistas
|
|
|
|
 |
|
|
 |
|
 |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|