Fórum Cabovisão

Fórum Cabovisão
Data/Hora: 16 Abr 2026 15:49

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Página 1 de 1 [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Problema com utilização de telefone PT
MensagemEnviado: 25 Set 2009 20:24 

Registado: 25 Set 2009 19:46
Boa noite. Tenho estadoa visitar o fórum mas só agora me inscrevi. Agradeço, entretanto, pela quantidade de informação que já está por aqui organizada.
Aderi à Cabovisão quando mudei de casa e trouxe um telefone sem fios Siemens PTFree que tinha na outra casa. Quando o ligo ao modem que me foi instalado (serviço tv básico + net + telefone) tenho smepre um barulho de fundo constante. Como não percebo muito destas coisas, experimentei sem e com microfiltros do serviço ADSL que tinha na outra casa e fica na mesma. Tenho pena porque gostava muito mais daquele telefone do que deste básico que veio com o pacote Cabovisão.
Alguma dica? É preciso algum tipo de telefone específico para estes serviços cabo?
Agradeço a vossa atenção,

Nuno

Assunto da Mensagem: Re: Problema com utilização de telefone PT
MensagemEnviado: 25 Set 2009 21:15 

Registado: 06 Ago 2009 22:06
ISP: Netvisao
Acesso: cabo
ISP 2: Kanguru
Acesso 2: HSDPA
Tudo depende do tipo de ligação que estejas a fazer... o telefone está ligado directamente ao MTA (modem) da cabovisão ou há uma injecção de sinal nas tomadas telefónicas da casa?
Se estiver ligado a uma tomada telefónica de casa, sem ser a uma ligação directa ao MTA, esse problema não é estranho pois também já o tive. Deves ligar o telefone directamente ao modem e testar, sem qualquer filtro ADSL, pois na cabovisão não é necessário.
Se persistir com o telefone da PT, liga o telefone da cabovisão, pois eles te ofereceram certamente um. Se o barulho continuar, então o melhor conselho é informares os serviços técnicos.

MensagemEnviado: 26 Set 2009 00:10 

Liguei-o apenas ao modem e o barulho acontece apenas com o da PT. O da CV não faz ruído. Mas o da PT era sem fios e tinha uma série de funcionalidades que me interessavam mais.
A pergunta que faço é: para este tipo de serviço é preciso algum telefone com características específicas?

MensagemEnviado: 26 Set 2009 10:19 

Na minha experiência própria, tenho um telefone sem fios PT easy (sem fios também), e não tenho problemas, logo acho que não é preciso um telefone específico.
O que pode acontecer é que o telefone que tenhas da PT seja mais sensível à linha, ou seja, tenha uma audição muito aprimorada e ouças algum barulho de fundo. Já me explicaram que nos operadores de cabo isso acontece, devido à tecnologia utilizada ser VoIP.
Mas, já agora, o barulho que ouves, são uns pequenos estalitos ou é um pequeno barulho constante? É que se fôr estalitos é um problema persistente e só a cabovisão poderá resolver. Já quanto ao barulho de fundo, nos operdores de cabo isso é normal.

MensagemEnviado: 26 Set 2009 15:38 

Registado: 23 Jan 2009 22:18
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
nunomptc Escreveu:
Liguei-o apenas ao modem e o barulho acontece apenas com o da PT. O da CV não faz ruído. Mas o da PT era sem fios e tinha uma série de funcionalidades que me interessavam mais.
A pergunta que faço é: para este tipo de serviço é preciso algum telefone com características específicas?

Não.

Desde que esteja homologado para a rede SFT Portuguesa, é compatível com o VoIP da Cabovisão.

Em relação a esse telefone sem fios, onde é que tens a base? Demasiado perto do MTA? No mínimo deve estar a 1,2m, mas eu aconselho um pouco mais, tipo 1,5m.

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

MensagemEnviado: 26 Set 2009 15:40 

jcrpp Escreveu:
Na minha experiência própria, tenho um telefone sem fios PT easy (sem fios também), e não tenho problemas, logo acho que não é preciso um telefone específico.
O que pode acontecer é que o telefone que tenhas da PT seja mais sensível à linha, ou seja, tenha uma audição muito aprimorada e ouças algum barulho de fundo. Já me explicaram que nos operadores de cabo isso acontece, devido à tecnologia utilizada ser VoIP.
Mas, já agora, o barulho que ouves, são uns pequenos estalitos ou é um pequeno barulho constante? É que se fôr estalitos é um problema persistente e só a cabovisão poderá resolver. Já quanto ao barulho de fundo, nos operdores de cabo isso é normal.

Bom, digamos que é normal na TVCabo e por isso é aquilo tem montes de problemas.

A comunicação deve sermpre ser limpa, sem quaisquer ruídos ou ecos. Se algum desses está presente, significa que alguma coisa não está bem.

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

MensagemEnviado: 26 Set 2009 20:27 

Diga-se o que se disser (e eu falo por experiência própria) a qualidade de escuta do VoIP não é a mesma que as linhas da PT, até porque o VoIP, não nos esqueçamos é voz sobre a Internet, não é uma linha telefónica, logo a qualidade não é a mesma.
Todavia, não tenho razão de queixa em relação à qualidade do telefone da cabovisão, apesar de algumas pessoas me dizerem que ouvem o seu eco.

MensagemEnviado: 28 Set 2009 21:34 

jcrpp Escreveu:
Diga-se o que se disser (e eu falo por experiência própria) a qualidade de escuta do VoIP não é a mesma que as linhas da PT, até porque o VoIP, não nos esqueçamos é voz sobre a Internet, não é uma linha telefónica, logo a qualidade não é a mesma.
Todavia, não tenho razão de queixa em relação à qualidade do telefone da cabovisão, apesar de algumas pessoas me dizerem que ouvem o seu eco.

Depende da ligação. Depende do VoIP. Depende de muita coisa.

Desde logo dos níveis de ruído e atenuação da tua ligação. Depende de eventuais problemas de roteamento no SoftSwitch do prestador.

No tradicional SFT também não estás isento de problemas, há por aí muita ligação telefónica em que a única coisa que consegues ouvir decentemente é mesmo o toque do telefone.

Se alguém ouve o seu eco quando está em chamada contigo é porque algo está errado com a tua ligação VoIP. Isso não é suposto acontecer.

Pode acontecer apenas se estiveres a usar um cliente VoIP, como o 12VoIP, VoIPBuster e muitos outros e a tua misturadora estiver em StereoMix em vez de Mic. Aí sim, ouve-se eco, causado por esse StereoMix.

Verifica os teus níveis de ruído e atenuação. Se estiverem fora do normal, contacta a Cabovisão, para resolverem.

Imagem

MensagemEnviado: 29 Set 2009 10:33 

VIRIATUM Escreveu:

Desde logo dos níveis de ruído e atenuação da tua ligação. Depende de eventuais problemas de roteamento no SoftSwitch do prestador.

No tradicional SFT também não estás isento de problemas, há por aí muita ligação telefónica em que a única coisa que consegues ouvir decentemente é mesmo o toque do telefone.

Se alguém ouve o seu eco quando está em chamada contigo é porque algo está errado com a tua ligação VoIP. Isso não é suposto acontecer.

Pode acontecer apenas se estiveres a usar um cliente VoIP, como o 12VoIP, VoIPBuster e muitos outros e a tua misturadora estiver em StereoMix em vez de Mic. Aí sim, ouve-se eco, causado por esse StereoMix.

Verifica os teus níveis de ruído e atenuação. Se estiverem fora do normal, contacta a Cabovisão, para resolverem.

Desde que tenho VoIP da Cabovisão que este problema do eco nos telefones das pessoas para quem telefono persiste. Em relação aos tipos de cliente VoIP, não percebo nada disso, portanto nem sei qual é o que tenho. :lol:
Já agora, para verificar os níveis de ruído e atenuação, isso é feito acendendo-se à pagina de configuração do MTA? É que se for eu não tenho a password para acesso à mesma.

MensagemEnviado: 29 Set 2009 23:58 

jcrpp Escreveu:
VIRIATUM Escreveu:

Desde que tenho VoIP da Cabovisão que este problema do eco nos telefones das pessoas para quem telefono persiste. Em relação aos tipos de cliente VoIP, não percebo nada disso, portanto nem sei qual é o que tenho. :lol:
Já agora, para verificar os níveis de ruído e atenuação, isso é feito acendendo-se à pagina de configuração do MTA? É que se for eu não tenho a password para acesso à mesma.

Um cliente de software é um programa que se instala e que liga a um servidor, daí que seja um cliente. Se não instalaste nenhum no pc, então não tens nenhum.

Para verificar os níceus de ruído, atenuação, etc, é numa págna web que tem um endereço IP. no caso dos Arris Touchstone é http://192.168.100.1/.

Outras marcas e outros modelos poderão ter outros endereços.

Imagem

MensagemEnviado: 30 Set 2009 18:34 

Entretanto experimentei afastar bastante o telefone do modem e agora o barulho já só existe quando «levanto o auscultador». Assim que digito um número, o ruído de fundo desaparece.

Obrigado a todos pelas dicas e informações. aprende-se sempre imenso por aqui.

MensagemEnviado: 30 Set 2009 21:30 

Nada que agradecer, nunomptc, estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros. Estamos, por isso, sempre às ordens! :wink:

No que toca ao telefone... É com fios ou sem fios?

Se é sem fios, é a base principalmente que tens de afastar do modem/MTA. Eu recomendo 1,5m no mínimo. Quanto mais potente e maior o alcance do telefone em relação à base, maior a distância necessária.

Se é um telefone com fios, 1,2m já deverá ser suficiente.

Mas se aínda assim houver ruído e eco, alguma coisa continuará errada. Os níveis de ruído da ligação deverão ser verificados. Poderá ser necessário um atenuador ou até uma amplificação de sinal. Ou a substituição do equipamento. Se aínda tiveres o sistema de modem+Voice Port, é só reclamar que eles vão aí trocar por um MTA. Com sorte apanhas um Arris que é o melhor.

Imagem

Página 1 de 1 [ 12 mensagens ] 

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: