|
| Autor |
Mensagem |
|
battax
|
Assunto da Mensagem: Avaria no Pinhal Novo  Enviado: 05 Mai 2009 15:41 |
Registado: 05 Mai 2009 15:18 Mensagens: 48
|
Queria apenas partilhar o meu enorme desagrado com a cabovisão (é a 1ª vez) Desde sábado dia 2, pelas 09H que o fiquei sem serviço (net e phone), às 15h30 liguei para o Sac e agendaram assistência para a 2ª feira dia 4. Dia 4 da parte da manhã veio cá o suposto técnico (que percebem ainda menos do que eu), que disse já ter estado numa outra residência e ia depois da minha para a outra, todas na mesma redondeza, além de um colega estar dois números mais à frente. Os sintomas apontavam para falha no nó/célula que abastece esta zona. Só hoje dia 5 pelas 10h voltei a ter serviço e agora pergunto eu. É necessário 72h para detectar uma falha num nó? Ou os diagnosticos que existem e a monotorização, não funcionam ao fim-de-semana como o pessoal da assistência? Sim porque a haver uma falha de serviço Deus nos salve que seja durante a semana, porque ao fds nada acontece Sei que a nível de assistência ao domicilio a maior parte dos ISP´s não têm ao fds, mas a monotorização é constante e sei perfeitamente que outro concorrente em cabo ao fds resolve falhas na infrastrutura. Independentemente do que possa ser dito em defesa da cabovisão, para mim é pura incompetência. Nem sequer posso pedir indemenização pelos dias que fiquei sem serviço, visto que no contrato refere 72H para a resolução a partir do momento em que se contacta o Sac. Conveniente não é? Espero sinceramente que se houver um dia nova falha, que este procedimento seja mais breve, caso contrário irei rever a minha posição perante a empresa. Cumprimentos.
|
|
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria no Pinhal Novo  Enviado: 05 Mai 2009 16:33 |
| BANIDO |
 |
Registado: 23 Jan 2009 18:11 Mensagens: 1591
|
Bem-vindo ao fórum, battax! Não sei até que ponto a Cabovisão detecta em curto espaço de tempo determinadas falhas na sua infraestrutura. Não creio que se trate de uma conveniência, mas sim de competência. Se no contrato a resolução de falhas vai até 72 horas, e se essa falha foi solucionada dentro desse período está tudo nos conformes. O mais indicado seria colocar equipas técnicas a trabalhar ao fim-de-semana, mas mesmo assim o agendamento das deslocações técnicas é sempre cerca de 3 dias depois da situação ser reportada. No início do serviço em Portalegre ocorriam várias falhas, embora essas fossem resolvidas em poucas horas.
|
|
|
|
 |
|
battax
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria no Pinhal Novo  Enviado: 05 Mai 2009 17:43 |
|
lithos Escreveu: Bem-vindo ao fórum, battax! Não sei até que ponto a Cabovisão detecta em curto espaço de tempo determinadas falhas na sua infraestrutura. Não creio que se trate de uma conveniência, mas sim de competência. Se no contrato a resolução de falhas vai até 72 horas, e se essa falha foi solucionada dentro desse período está tudo nos conformes. O mais indicado seria colocar equipas técnicas a trabalhar ao fim-de-semana, mas mesmo assim o agendamento das deslocações técnicas é sempre cerca de 3 dias depois da situação ser reportada. No início do serviço em Portalegre ocorriam várias falhas, embora essas fossem resolvidas em poucas horas. Certo, mas de qualquer forma 72h é muita "fruta" e com certeza qualquer falha na rede é detectada na hora, tem de ser assim. Caso não seja, como dizes é da competencia das pessoas, que neste caso peca. Cumps
|
|
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria no Pinhal Novo  Enviado: 05 Mai 2009 17:52 |
| BANIDO |
 |
Registado: 23 Jan 2009 18:11 Mensagens: 1591
|
battax Escreveu: Certo, mas de qualquer forma 72h é muita "fruta" e com certeza qualquer falha na rede é detectada na hora, tem de ser assim. Caso não seja, como dizes é da competencia das pessoas, que neste caso peca.
Cumps Vamos parar à mesma questão de não trabalharem no fim-de-semana. Porque se tu notaste a falha num Sábado (dia 2), não invalida que eles não tivessem também detectado essa falha no sistema deles mas pelo facto de não porem equipas técnicas a circular aos fins-de-semana tiveram de aguardar até Segunda-Feira. Por acaso soubeste se algum vizinho teu também participou avaria? É que o facto de já haverem equipas técnicas no local pode querer dizer que já tinham detectado a avaria. Agora se detectaram no Sábado ou algum tempo depois, é a tal incerteza.
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria no Pinhal Novo  Enviado: 06 Mai 2009 02:19 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
|
battax Escreveu: Queria apenas partilhar o meu enorme desagrado com a cabovisão (é a 1ª vez) Desde sábado dia 2, pelas 09H que o fiquei sem serviço (net e phone), às 15h30 liguei para o Sac e agendaram assistência para a 2ª feira dia 4. Dia 4 da parte da manhã veio cá o suposto técnico (que percebem ainda menos do que eu), que disse já ter estado numa outra residência e ia depois da minha para a outra, todas na mesma redondeza, além de um colega estar dois números mais à frente. Os sintomas apontavam para falha no nó/célula que abastece esta zona. Só hoje dia 5 pelas 10h voltei a ter serviço e agora pergunto eu. É necessário 72h para detectar uma falha num nó? Ou os diagnosticos que existem e a monotorização, não funcionam ao fim-de-semana como o pessoal da assistência? Sim porque a haver uma falha de serviço Deus nos salve que seja durante a semana, porque ao fds nada acontece Sei que a nível de assistência ao domicilio a maior parte dos ISP´s não têm ao fds, mas a monotorização é constante e sei perfeitamente que outro concorrente em cabo ao fds resolve falhas na infrastrutura. Independentemente do que possa ser dito em defesa da cabovisão, para mim é pura incompetência. Nem sequer posso pedir indemenização pelos dias que fiquei sem serviço, visto que no contrato refere 72H para a resolução a partir do momento em que se contacta o Sac. Conveniente não é? Espero sinceramente que se houver um dia nova falha, que este procedimento seja mais breve, caso contrário irei rever a minha posição perante a empresa. Cumprimentos. Nem sempre é tão fácil como parece. Uma coisa é que, de facto e como muito bem disseste, não há técnicos ao fim de semana. É estúpido, é absurdo, é ridículo, mas é assim. A PT, a EDP, os SMAS, a GDP e outros serviços de GPL Canalizado, etc, TODOS têm piquetes de urgência. Não se percebe como nas telecomunicações não há. A outra coisa prende-se com o facto de como a rede foi estruturada e montada. A monitorização é permanente, é um facto. Também é um facto que se consegue detectar uma falha num nó. Mas o problema é o localizar exactamente onde está a falha. Dantes, quando os cabos quebravam, por exemplo, eram feitas junções manhosas, só para desenrascar (fica muito mais barato do que vários metros ou mesmo kilómetros de cabo). E o problema está aí! É que consegues detectar que não consegues comunicar com o nó, mas depois já não consegues identificar a partir de onde exactamente. Só mesmo por aproximação e tentativa e erro é que consegues ir limitando a área de pesquisa. Se fôr no próprio nó, é fácil. Basta fazer um reset ou reactivar ou mesmo substituir o equipamento (às vezes tem de se ficar à espera porque normalmente não há em armazém). Agora se fôr algures entre o nó e o roteador, ou entre o roteador e o backbone, ou mesmo entre o cliente e o nó... Actualmente já não se fazem esse tipo de junções manhosas, nem se instalam repartidores nem amplificadores de outros tempos que não comunicavam nada. Já é tudo feito de modo a que seja sempre possível identificar o troço que esteja em baixo. Às vezes (a grande maioria) nem é culpa do prestador, mas sim dos outsourcers que montaram a rede. É que para despachar (principalmente quando são avarias nocturnas), a coisa é feita na base do despacha, mesmo que vão contra todas as indicações do prestador e contra todos os preceitos dos planos de intervenção. E depois, claro, adulteram-se os relatórios de operação, aldraba-se por escrito aquilo que já foi aldrabadamente feito e pronto, entrega-se e já está. Isso só se descobre quando há situações destas e se vai cruzar os dados da última avaria com os da última intervenção de reparação. Nas vezes que isso é feito, também. Posso dizer-te que na TVCabo raramente se faz esse tipo de cruzamento de relatórios/operação.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria no Pinhal Novo  Enviado: 06 Mai 2009 02:21 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
|
lithos Escreveu: Bem-vindo ao fórum, battax! Não sei até que ponto a Cabovisão detecta em curto espaço de tempo determinadas falhas na sua infraestrutura. Não creio que se trate de uma conveniência, mas sim de competência. Se no contrato a resolução de falhas vai até 72 horas, e se essa falha foi solucionada dentro desse período está tudo nos conformes. O mais indicado seria colocar equipas técnicas a trabalhar ao fim-de-semana, mas mesmo assim o agendamento das deslocações técnicas é sempre cerca de 3 dias depois da situação ser reportada. No início do serviço em Portalegre ocorriam várias falhas, embora essas fossem resolvidas em poucas horas. Para o que eles cobram pelas intervenções, bem deviam estar disponíveis era 34 horas por dia! 24 durante o dia e mais 10 durante a noite!
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria no Pinhal Novo  Enviado: 06 Mai 2009 02:22 |
|
battax Escreveu: lithos Escreveu: Bem-vindo ao fórum, battax! Não sei até que ponto a Cabovisão detecta em curto espaço de tempo determinadas falhas na sua infraestrutura. Não creio que se trate de uma conveniência, mas sim de competência. Se no contrato a resolução de falhas vai até 72 horas, e se essa falha foi solucionada dentro desse período está tudo nos conformes. O mais indicado seria colocar equipas técnicas a trabalhar ao fim-de-semana, mas mesmo assim o agendamento das deslocações técnicas é sempre cerca de 3 dias depois da situação ser reportada. No início do serviço em Portalegre ocorriam várias falhas, embora essas fossem resolvidas em poucas horas. Certo, mas de qualquer forma 72h é muita "fruta" e com certeza qualquer falha na rede é detectada na hora, tem de ser assim. Caso não seja, como dizes é da competencia das pessoas, que neste caso peca. Cumps Muitas vezes não é questão de competência do prestador ou da Análise e Monitorização de Rede, mas sim dos incompetentes e maus profissionais que intervêm directamente na rede, na manutenção, devido àquilo que já expliquei há pouco.
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria no Pinhal Novo  Enviado: 06 Mai 2009 02:29 |
|
lithos Escreveu: battax Escreveu: Certo, mas de qualquer forma 72h é muita "fruta" e com certeza qualquer falha na rede é detectada na hora, tem de ser assim. Caso não seja, como dizes é da competencia das pessoas, que neste caso peca.
Cumps Vamos parar à mesma questão de não trabalharem no fim-de-semana. Porque se tu notaste a falha num Sábado (dia 2), não invalida que eles não tivessem também detectado essa falha no sistema deles mas pelo facto de não porem equipas técnicas a circular aos fins-de-semana tiveram de aguardar até Segunda-Feira. Por acaso soubeste se algum vizinho teu também participou avaria? É que o facto de já haverem equipas técnicas no local pode querer dizer que já tinham detectado a avaria. Agora se detectaram no Sábado ou algum tempo depois, é a tal incerteza. Normalmente até nem é preciso eles detectarem, porque o sistema está preparado para dar o alerta por si mesmo. Agora se esse sistema está implementado ou não, isso já não te posso confirmar. Mas é perfeitamente normal que isso acontecesse. Até para se corrigir a situação de imediato e minimizar as reclamações e insatisfação dos clientes afectados. Mas se o sistema não alerta automaticamente, assim que eles recebem a 1ª reclamação, eles vão logo testar a ligação do cliente, se não houver resposta vêem logo que algo se passa. Principalmente quando é mais do que uma reclamação, vêem logo que é na zona e não apenas um cliente isolado. Só que ao fim de semana, há muito menos gente a trabalhar e principalmente na Monitorização de Rede, quando há pincel, eles não chegam para as encomendas. Entre o monitorizar a rede e fazer testes e responder às solicitações do SAC, é muita fruta para muito menos gente... Ao fim de semana é quando a esmagadora da maioria das pessoas estão em casa. Logo, deveria ser quando a esmagadora maioria dos assistentes e outros funcionários deveriam estar ao serviço e não de folga. Mas pronto... Falta visão à Supervisão... Ou seja, não é Super... É Mistura a 2 tempos, para Macal Minarelli!!!
|
|
|
|
 |
|
battax
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria no Pinhal Novo  Enviado: 06 Mai 2009 10:12 |
|
lithos Escreveu: battax Escreveu: Certo, mas de qualquer forma 72h é muita "fruta" e com certeza qualquer falha na rede é detectada na hora, tem de ser assim. Caso não seja, como dizes é da competencia das pessoas, que neste caso peca.
Cumps Vamos parar à mesma questão de não trabalharem no fim-de-semana. Porque se tu notaste a falha num Sábado (dia 2), não invalida que eles não tivessem também detectado essa falha no sistema deles mas pelo facto de não porem equipas técnicas a circular aos fins-de-semana tiveram de aguardar até Segunda-Feira. Por acaso soubeste se algum vizinho teu também participou avaria? É que o facto de já haverem equipas técnicas no local pode querer dizer que já tinham detectado a avaria. Agora se detectaram no Sábado ou algum tempo depois, é a tal incerteza. Sim, existiram diversos pedidos de assistência, logo a conclusão lógica seria problema na rede, alias perguntei quando liguei se havia algum problema na zona e foi-me dito que não tinham nenhuma indicação. Isto quando existem avarias é problemático, ainda ontem um amigo disse-me que tambem ja teve tambem alguns dias sem serviço com Clix. Quanto a mim confesso que foi a 1ª vez desde 2001 que tenho banda larga que me aconteceu ficar tanto tempo sem internet e para um viciado como eu... é mtoooo complicado Resta esperar que qualquer dia as operadores acordem para a necessidade de melhorar as assistências técnicas. Cumps
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria no Pinhal Novo  Enviado: 06 Mai 2009 11:15 |
|
battax Escreveu: lithos Escreveu: battax Escreveu: Certo, mas de qualquer forma 72h é muita "fruta" e com certeza qualquer falha na rede é detectada na hora, tem de ser assim. Caso não seja, como dizes é da competencia das pessoas, que neste caso peca.
Cumps Vamos parar à mesma questão de não trabalharem no fim-de-semana. Porque se tu notaste a falha num Sábado (dia 2), não invalida que eles não tivessem também detectado essa falha no sistema deles mas pelo facto de não porem equipas técnicas a circular aos fins-de-semana tiveram de aguardar até Segunda-Feira. Por acaso soubeste se algum vizinho teu também participou avaria? É que o facto de já haverem equipas técnicas no local pode querer dizer que já tinham detectado a avaria. Agora se detectaram no Sábado ou algum tempo depois, é a tal incerteza. Sim, existiram diversos pedidos de assistência, logo a conclusão lógica seria problema na rede, alias perguntei quando liguei se havia algum problema na zona e foi-me dito que não tinham nenhuma indicação. Isto quando existem avarias é problemático, ainda ontem um amigo disse-me que tambem ja teve tambem alguns dias sem serviço com Clix. Quanto a mim confesso que foi a 1ª vez desde 2001 que tenho banda larga que me aconteceu ficar tanto tempo sem internet e para um viciado como eu... é mtoooo complicado Resta esperar que qualquer dia as operadores acordem para a necessidade de melhorar as assistências técnicas. Cumps Quando é Clix, pode ser normal, devido ao tipo de avaria. Se fôr algo que necessite a intervenção conjunta da PT, até pode ser bem mais do que dias. Pode ser SEMANAS! É que a PT não deixa ninguém lá entrar se eles lá não estiverem e "misteriosamente" leva semanas a estarem, por vezes. Se fôr necessária uma linha temporária, a mesma coisa. Se fôr uma DSLAM que dê o berro (é raro, felizmente), é preciso esperar que venha outra. Depende do tipo de avaria. Também há outras que o cliente tem a mania que é do prestador e afinal é um problema no próprio cliente. Isso varia muito.
|
|
|
|
 |
|
battax
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria no Pinhal Novo  Enviado: 07 Mai 2009 12:13 |
|
VIRIATUM Escreveu: Quando é Clix, pode ser normal, devido ao tipo de avaria.
Se fôr algo que necessite a intervenção conjunta da PT, até pode ser bem mais do que dias. Pode ser SEMANAS!
É que a PT não deixa ninguém lá entrar se eles lá não estiverem e "misteriosamente" leva semanas a estarem, por vezes.
Se fôr necessária uma linha temporária, a mesma coisa.
Se fôr uma DSLAM que dê o berro (é raro, felizmente), é preciso esperar que venha outra.
Depende do tipo de avaria. Também há outras que o cliente tem a mania que é do prestador e afinal é um problema no próprio cliente.
Isso varia muito. Pois eu sei, tambem já tive clix em Lisboa e a quando da instalação, funcionou as 1ªs horas mas depois fiquei mais de uma semana sem serviço, porque quase de certeza que algum gajo da pt desligou a minha ficha na central. Realmente esqueci-me de referir esse pormenor de ter ficado tanto tempo sem serviço, mas como foi uma instalação inicial e a Clix não podia fazer nada, nem referi. Outro pormenor da CLix era a facturação, na altura nem para receber serviam. Obviamente há a possibilidade de o problema estar entre a cadeira e o monitor, mas as pessoas começam a perceber mais um pouco de como as coisas funcionam. Recordo-me q tenho router wireless há bastante tempo e na altura quase ninguem tinha, agora até aqui no Pinhal Novo abres o portatil ou pesquisas com o pda e encontras imensos routers. Agora se calhar 1/10 das pessoas que os têm é q os sabem configurar, por exemplo pelo q sei compras um router wireless da zon e aquilo já vem configurado em wpa, caso contrario mtos ainda estavam abertos. Ainda a semana passada tive uma pérola da assistencia da cabovisão. Perguntei pq a minha velocidade ainda n tinha sofrido o upgrade de 20 para 30 mbits, alias liguei pq estava já com alguns sintomas de problemas na ligação. A pergunta da assistente foi: -Tem router entre o pc e o mta? Eu respondi q sim! - Então tem de ligar directamente! Foi necessario fazer um reset ao modem devido a uns valores de sinal, então liguei novamente e coincidencia apanhei a mesma assistente. Disse-lhe entao que já tinha ligado o pc directamente (treta) ao que ela respondeu que realmente tinha verificado que ainda estava com 20mbits. Enerva-me profundamente ter de falar com estas pessoas que só sabem aquilo que aprenderam na formação e mtas vezes em más formações. Acho desesperante pq às vezes sinto que estou a falar com o padeiro sobre a minha ligação de internet. Para mim um dos maiores problemas ainda é o dos call centers. Deviam apostar em maior qualidade, com imensa gente a entrar e sair, logicamente que pouca ou nenhuma qualidade há.
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria no Pinhal Novo  Enviado: 07 Mai 2009 13:07 |
|
battax Escreveu: VIRIATUM Escreveu: Quando é Clix, pode ser normal, devido ao tipo de avaria.
Se fôr algo que necessite a intervenção conjunta da PT, até pode ser bem mais do que dias. Pode ser SEMANAS!
É que a PT não deixa ninguém lá entrar se eles lá não estiverem e "misteriosamente" leva semanas a estarem, por vezes.
Se fôr necessária uma linha temporária, a mesma coisa.
Se fôr uma DSLAM que dê o berro (é raro, felizmente), é preciso esperar que venha outra.
Depende do tipo de avaria. Também há outras que o cliente tem a mania que é do prestador e afinal é um problema no próprio cliente.
Isso varia muito. Pois eu sei, tambem já tive clix em Lisboa e a quando da instalação, funcionou as 1ªs horas mas depois fiquei mais de uma semana sem serviço, porque quase de certeza que algum gajo da pt desligou a minha ficha na central. Realmente esqueci-me de referir esse pormenor de ter ficado tanto tempo sem serviço, mas como foi uma instalação inicial e a Clix não podia fazer nada, nem referi. Outro pormenor da CLix era a facturação, na altura nem para receber serviam. Obviamente há a possibilidade de o problema estar entre a cadeira e o monitor, mas as pessoas começam a perceber mais um pouco de como as coisas funcionam. Recordo-me q tenho router wireless há bastante tempo e na altura quase ninguem tinha, agora até aqui no Pinhal Novo abres o portatil ou pesquisas com o pda e encontras imensos routers. Agora se calhar 1/10 das pessoas que os têm é q os sabem configurar, por exemplo pelo q sei compras um router wireless da zon e aquilo já vem configurado em wpa, caso contrario mtos ainda estavam abertos. Ainda a semana passada tive uma pérola da assistencia da cabovisão. Perguntei pq a minha velocidade ainda n tinha sofrido o upgrade de 20 para 30 mbits, alias liguei pq estava já com alguns sintomas de problemas na ligação. A pergunta da assistente foi: -Tem router entre o pc e o mta? Eu respondi q sim! - Então tem de ligar directamente! Foi necessario fazer um reset ao modem devido a uns valores de sinal, então liguei novamente e coincidencia apanhei a mesma assistente. Disse-lhe entao que já tinha ligado o pc directamente (treta) ao que ela respondeu que realmente tinha verificado que ainda estava com 20mbits. Enerva-me profundamente ter de falar com estas pessoas que só sabem aquilo que aprenderam na formação e mtas vezes em más formações. Acho desesperante pq às vezes sinto que estou a falar com o padeiro sobre a minha ligação de internet. Para mim um dos maiores problemas ainda é o dos call centers. Deviam apostar em maior qualidade, com imensa gente a entrar e sair, logicamente que pouca ou nenhuma qualidade há. Pois, mas isso é outro problema... Os ordenados são que são e logicamente quando se encontra algo que pague melhor, lá se vai o assistente. O problema é que normalmente são os bons que saem e ficam lá os outros. Mas os outros também só entraram porque foram admitidos e avaliados positivamente no período experimental. E como os outsourcers recebem por cada assistente que lá metem consideravelmente mais que aquilo que pagam ao assistente, querem lá eles saber de quantos entram e saem. É tudo números e quantos mais melhor! Isso é uma longa história...
|
|
|
|
 |
|
|