Fórum Cabovisão

Fórum Cabovisão
Data/Hora: 16 Abr 2026 15:49

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Página 1 de 1 [ 18 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Subscrição automática de tópicos
MensagemEnviado: 24 Mar 2009 19:34 

Registado: 24 Jan 2009 18:09
Boas!

A minha sugestão é que ficasse automaticamente subscrito um tópico ao qual se responde, para que se possa receber no mail a indicação sempre que alguém responde aquele tópico.

Actualmente para se subscrever tem que se marcar a respectiva opção (Enviar-me um email quando houver uma resposta enviada) quando se responde... mas por vezes esqueço-me!
Então daria jeito que essa opção estivesse assinalada por defeito. É possível??

Assunto da Mensagem: Re: Subscrição automática de tópicos
MensagemEnviado: 24 Mar 2009 19:46 
BANIDO

Registado: 23 Jan 2009 18:11
Então e os utilizadores que não queiram ter essa função activada?

Temos de ter em conta que pode haver muita gente que não queira receber esses e-mails. Assim, para os que querem há então a opção de activar essa funcionalidade.

É mais fácil ser o próprio utilizador a activá-la e ter a função disponível quando quiser do que estar activada por defeito e o utilizador que não quer ter de ir desactivar.

É apenas uma questão de escolha. Quem quer activa, quem não quer mantém como está.

Obrigado pela sugestão! ;)

Um abraço!

MensagemEnviado: 24 Mar 2009 20:06 
BANIDO

Estive a pensar melhor na sugestão. Realmente nos termos que apontaste tornava-se incompatível pelo que te tinha já dito.

No entanto, poderia haver a opção até no Painel de Controlo de activar a subscrição automática de tópicos aquando uma publicação de um novo post. Já era uma ideia.

O problema é que eu sou amador. Vou fazendo umas coisas e o que sei dá para manter o fórum de pé e de boa saúde, entendes? E por cá não há nenhum programador. Eu leio atentamente todas as sugestões, e até tento encontrar soluções quando as sugestões são incompatíveis. O pior muitas vezes é concretizar. Porque não sendo eu programador e se não há na net nenhum "mod", isto é, nenhuma modificação para o fórum que permita criar determinada função, já é mais complicado.

Pode ser que um dia destes se arranje algum programador que consiga concretizar todas as sugestões. :D

Enquanto não, vamos fazendo o melhor que conseguirmos e pudermos. ;)

Um abraço!

MensagemEnviado: 24 Mar 2009 22:52 

lithos Escreveu:
Estive a pensar melhor na sugestão. Realmente nos termos que apontaste tornava-se incompatível pelo que te tinha já dito.

No entanto, poderia haver a opção até no Painel de Controlo de activar a subscrição automática de tópicos aquando uma publicação de um novo post. Já era uma ideia.

O problema é que eu sou amador. Vou fazendo umas coisas e o que sei dá para manter o fórum de pé e de boa saúde, entendes? E por cá não há nenhum programador. Eu leio atentamente todas as sugestões, e até tento encontrar soluções quando as sugestões são incompatíveis. O pior muitas vezes é concretizar. Porque não sendo eu programador e se não há na net nenhum "mod", isto é, nenhuma modificação para o fórum que permita criar determinada função, já é mais complicado.

Pode ser que um dia destes se arranje algum programador que consiga concretizar todas as sugestões. :D

Enquanto não, vamos fazendo o melhor que conseguirmos e pudermos. ;)

Um abraço!

A minha ideia, e falo só da minha opinião, é que ao ter uma mensagem no mail a dizer que há alguma coisa de novo no fórum irá tornar os visitantes mais assíduos, pois vão ter lá sempre alguma coisa que os faz lembrar do fórum, e desperta a curiosidade de saber o que lá está de novo, enquanto que se não houver nada que o faça lembrar do forum só cá virá de tempos a tempos e pode ate perder "o fio à meada".

Realmente essa solução de cada utilizador poder escolher a sua preferência no painel de controlo, parece-me a solução ideal... Tens a certeza que não há nenhuma modificação que permita fazer isso?? É que tenho a ideia que no bandalarga (não sei se usa o mesmo tipo de fórum) esta opção estava previamente activa, não sei é se seria para todos os utilizadores ou só para quem escolher.

Se der... óptimo! Se não der... óptimo na mesma!! :D

MensagemEnviado: 24 Mar 2009 23:24 
BANIDO

Registado: 25 Jan 2009 00:13
ISP: nulo
Acesso: Cabo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
peço desculpa pela confusão que arranjei com a minha sugestão, mas se calhar não vale a pena tanto trabalho

MensagemEnviado: 25 Mar 2009 13:08 
BANIDO

Vou então analisar melhor esta situação, androide. E sim, o sistema entre fóruns é o mesmo, no caso do BandaLarga e do Fórum da Cabovisão. Lembrei-me ainda de algo tipo newsletter. Também seria uma ideia. Mas cada uma delas tem de ser analisada calmamente.

O que eu gostaria de transmitir é: independentemente da opção que se possa adoptar, tem de haver a opção de escolher e a opção de não escolher. Não se pode criar uma opção para todos quando pode haver alguém que não queira.

Amigo ricardo, não há que pedir desculpa por nada. Afinal o intuito desta área é mesmo esse: sugerir. Anexo às sugestões, vêm as discussões, a análise de outras opções que podem até, eventualmente, ser melhores. Toda esta discussão faz parte do trabalho e é absolutamente necessária! ;)

Um abraço!

MensagemEnviado: 25 Mar 2009 14:49 

Registado: 23 Jan 2009 22:18
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
Eu estive a ver o Painel de Controlo em em relação às MP's há duas opções para a mesma coisa.

Avisar por email quando houver MP's novas e Avisar em popup quando houver MP's novas.

De facto, tanto o BandaLarga.org como o AutoGas.pt têm nas Preferências a possibilidade de definir a Noticação Automática de Resposta.

Ora sendo o Código-Base o mesmo, se está disponível lá, também deverá ser possível ficar disponível aqui.

O problema é o COMO e não o COM QUÊ, já que se a opção estivesse disponível de raís, isso seria de fácil resolução.

Mas pode ser que haja por aí algum script específico para adicionar essa funcionalidade. É uma questão de se investigar e caso haja algum, ir-se testando até ter-se a certeza que funciona correctamente e que pode depois ser implementado sem falhas.

Porque eu lembro-me que na altura em que o BandaLarga.org mudou para a versão actual, houve uma série de falhas nas Notificações. Aínda hoje há lá posts que eu aínda estou à espera de Notificação e aos quais já houve múltiplas respostas.

Isso terá de ser algo que teremos de assegurar que, sendo implementado, trabalhará sem falhas de notificação.

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

MensagemEnviado: 25 Mar 2009 15:27 
BANIDO

Então assim sendo, essa opção já está disponível!

Está no mesmo sítio que no BandaLarga: Painel de Controlo -> Preferências -> Mensagens enviadas -> Avisar-me sempre que houver respostas novas (S/N).

Então foi isto que o amigo androide sugeriu, não foi? Se bem que, creio eu que assinalando esta opção as respostas novas ficarão abrangidas a todo o fórum e não apenas aos tópicos em que o utilizador participa.

Um abraço!

MensagemEnviado: 25 Mar 2009 19:55 

lithos Escreveu:
Então assim sendo, essa opção já está disponível!

Está no mesmo sítio que no BandaLarga: Painel de Controlo -> Preferências -> Mensagens enviadas -> Avisar-me sempre que houver respostas novas (S/N).

Então foi isto que o amigo androide sugeriu, não foi? Se bem que, creio eu que assinalando esta opção as respostas novas ficarão abrangidas a todo o fórum e não apenas aos tópicos em que o utilizador participa.

Um abraço!

É exactamente isto! ;)
Já tinha andado a ver o painel de controlo e ainda não tinha encontrado!

E não me parece que seja para todos os tópicos, porque se abrir um topico que ainda não tenha subscrito, continua a aparecer a opção "Observar tópico", e se responder a esse tópico a tal opção de enviar um email já aparece escolhida!

A não ser que fiquem subscritos todos os novos tópicos que aparecer a partir de agora, mas não me parece!

Pelos vistos a opção já lá estava, eu é que não tinha visto! :roll:

MensagemEnviado: 25 Mar 2009 20:11 
BANIDO

Pois, nem tu nem eu. :D

Mas fica atento à funcionalidade. Vai vendo como vai funcionando e depois diz qualquer coisa. ;)

Um abraço!

MensagemEnviado: 25 Mar 2009 20:11 

Como cereja no topo do bolo, tinha uma outra ideia, mas esta nunca a vi implementada em nenhum forum, por isso devo estar praqui a inventar...

Então era o seguinte, em vez de se receber um mail individual de cada tópico que é respondido, talvez fosse bom juntar estas novas mensagens todas num único email que seria enviado automáticamente pelo servidor todos os dias a uma hora pré-definida pelo sistema. Seria como que um sumário/resumo da actividade no fórum.

Para quem utiliza uma plataforma moodle poderá saber do que estou a falar, pois lá existe uma funcionalidade que trabalha como descrevi. Eu utilizo uma plataforma moodle com bastante movimento e acreditem que dá bastante jeito chegarmos a casa no fim do dia e termos reunidas numa única mensagem de email todas as mensagens novas dos foruns em que participamos, e em cada uma há um link para o respectivo tópico em que mostra a mensagem no seu contexto.

Mas lá está... isto devo ser eu a inventar, e provavelmente isto só se poderá implementar quando aparecer por aqui algum expert na matéria.

Cumps!

MensagemEnviado: 25 Mar 2009 20:14 
BANIDO

Isso também pode ser possível através da Newsletter.

Eu tenho estado a procurar funcionalidades relacionadas com newsletters bem como com o sistema RSS Feed.

Estou quase de férias ( 8-) ) e quando tiver mais tempo vou analisar melhor estas questões.

Mas creio que será uma sugestão concretizável.

Um abraço!

MensagemEnviado: 26 Mar 2009 00:09 
BANIDO

Registado: 25 Jan 2009 00:13
ISP: nulo
Acesso: Cabo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
lithos Escreveu:
Vou então analisar melhor esta situação, androide. E sim, o sistema entre fóruns é o mesmo, no caso do BandaLarga e do Fórum da Cabovisão. Lembrei-me ainda de algo tipo newsletter. Também seria uma ideia. Mas cada uma delas tem de ser analisada calmamente.

O que eu gostaria de transmitir é: independentemente da opção que se possa adoptar, tem de haver a opção de escolher e a opção de não escolher. Não se pode criar uma opção para todos quando pode haver alguém que não queira.

Amigo ricardo, não há que pedir desculpa por nada. Afinal o intuito desta área é mesmo esse: sugerir. Anexo às sugestões, vêm as discussões, a análise de outras opções que podem até, eventualmente, ser melhores. Toda esta discussão faz parte do trabalho e é absolutamente necessária! ;)

Um abraço!

certo! mas eu só queria facilitar e não complicar. Como não percebo nada disto julguei que fosse mais simples.

MensagemEnviado: 26 Mar 2009 13:20 

lithos Escreveu:
Se bem que, creio eu que assinalando esta opção as respostas novas ficarão abrangidas a todo o fórum e não apenas aos tópicos em que o utilizador participa.

Um abraço!

Não. O que deverá fazer é enviar-te notificações de resposta aos tópicos aos quais tu próprio respondeste ou criaste.

Daí que esteja nas Mensagens Enviadas e não nas Configurações Pessoais.

Mas de qualquer forma eu vou testar isto e ver se a opção está automaticamente activada num tópico criado e/ou numa primeira resposta a um tópico.

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

MensagemEnviado: 26 Mar 2009 13:25 

androide Escreveu:
Como cereja no topo do bolo, tinha uma outra ideia, mas esta nunca a vi implementada em nenhum forum, por isso devo estar praqui a inventar...

Então era o seguinte, em vez de se receber um mail individual de cada tópico que é respondido, talvez fosse bom juntar estas novas mensagens todas num único email que seria enviado automáticamente pelo servidor todos os dias a uma hora pré-definida pelo sistema. Seria como que um sumário/resumo da actividade no fórum.

Para quem utiliza uma plataforma moodle poderá saber do que estou a falar, pois lá existe uma funcionalidade que trabalha como descrevi. Eu utilizo uma plataforma moodle com bastante movimento e acreditem que dá bastante jeito chegarmos a casa no fim do dia e termos reunidas numa única mensagem de email todas as mensagens novas dos foruns em que participamos, e em cada uma há um link para o respectivo tópico em que mostra a mensagem no seu contexto.

Mas lá está... isto devo ser eu a inventar, e provavelmente isto só se poderá implementar quando aparecer por aqui algum expert na matéria.

Cumps!

Há já muitos Forums onde tens a possibilidade de ser notificado semanalmente, diariamente ou a cada resposta que haja.

O próprio utilizador configura isso e pode mudar sempre que entenda.

No ForumCabovisão, não detectei essa possibilidade. Pode ser algo que possa ser acrescentado ou alguma ferramenta não-activa nas opções do Fórum, mas isso só o lithos pode verificar.

Mas isso também vai um pouco da plataforma de email que usas.

Como eu uso só POP3 e recebo todo o email no Outlook Express, prefiro receber cada notificação individualmente, porque consigo fazer uma melhor gestão dos respondidos e não respondidos. Para mim é mais fácil e práctico desta forma, mas acredito plenamente que para quem veja o email directamente num browser se torne mais complicado desta formam, com o constante clicar e retroceder e abertura de páginas e separadores, etc.

Depende das preferências de cada um.

Imagem

MensagemEnviado: 26 Mar 2009 13:49 

VIRIATUM Escreveu:
lithos Escreveu:
Se bem que, creio eu que assinalando esta opção as respostas novas ficarão abrangidas a todo o fórum e não apenas aos tópicos em que o utilizador participa.

Um abraço!

Não. O que deverá fazer é enviar-te notificações de resposta aos tópicos aos quais tu próprio respondeste ou criaste.

Mas de qualquer forma eu vou testar isto e ver se a opção está automaticamente activada num tópico criado e/ou numa primeira resposta a um tópico.

Ok...

Acabadinho de testar...

Ok...

Tal como eu previa, a opção nas Mensagens Enviadas refere-se tanto aos tópicos criados como às primeiras respostas em novos tópicos.

Ou seja, ao criar-se um novo tópico ou dando uma primeira resposta a um novo tópico, tendo sido activada a opção Sim em Avisar-me sempre que houver respostas novas, a opção Enviar-me um email quando houver uma resposta enviada nos tópicos fica automaticamente activada, pelo que o utilizador já não necessita activá-la manualmente.

Comigo funciona na perfeição.

Mas já agora confirmem lá, porque conforme a plataforma usada poderá não funcionar do mesmo modo. Em princípio deverá funcionar correctamente, mas...

Imagem

MensagemEnviado: 28 Mar 2009 00:09 

VIRIATUM Escreveu:
VIRIATUM Escreveu:
lithos Escreveu:

Um abraço!

Ok...

Acabadinho de testar...

Ok...

Tal como eu previa, a opção nas Mensagens Enviadas refere-se tanto aos tópicos criados como às primeiras respostas em novos tópicos.

Ou seja, ao criar-se um novo tópico ou dando uma primeira resposta a um novo tópico, tendo sido activada a opção Sim em Avisar-me sempre que houver respostas novas, a opção Enviar-me um email quando houver uma resposta enviada nos tópicos fica automaticamente activada, pelo que o utilizador já não necessita activá-la manualmente.

Comigo funciona na perfeição.

Mas já agora confirmem lá, porque conforme a plataforma usada poderá não funcionar do mesmo modo. Em princípio deverá funcionar correctamente, mas...

aqui também tem estado a funcionar correctamente!
Em todos os tópicos que respondo já aparece a dita opção assinalada!
Nos que ainda não respondi (e que poderão não me interessar) continuo sem receber notificações, tal como era suposto!

MensagemEnviado: 28 Mar 2009 02:03 

Exactamente.

Portanto tudo indica que está a funcionar correctamente.

Imagem

Página 1 de 1 [ 18 mensagens ] 

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: