Fórum Cabovisão

Fórum Cabovisão
Data/Hora: 03 Out 2026 07:27

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Página 1 de 1 [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Equipamento de acesso à Internet fornecido pela Cabovisão ?
MensagemEnviado: 09 Jun 2010 16:10 

Registado: 09 Jun 2010 15:22
Pessoal,

Aderi recentemente ao serviço de Internet da Cabovisão.
Os técnicos instalaram-me um simples modem de cabo com 2 tomadas de telefone, mais precisamente um chamado "Scientific Atlanta 2203c VoIP Cable modem" (que agora passou a ser da Cisco).

Inconveniente : esse aparelho aparentemente é um mero "modem" que apenas converte, de forma transparente, os dados que transitavam no cabo coaxial da rede Cabovisão para USB ou para o cabo Ethernet, ou seja, com o endereço IP de lá fora e sem Firewall.
Isto pode até dar jeito em certas situações, mas para maior parte dos utilizadores domésticos acho mal, muito mal, pois torna o nosso PC muito mais vulnerável, directamente acessível de fora pela Internet.
Além disso, permite apenas que se ligue um único PC à Internet, a menos de usar um Router externo adicional.

Agora, eu sei que a Cabovisão tem usado vários equipamentos diferentes para clientes do serviço Internet, entre outros das marcas Cisco, Motorola, Thomson, etc.... mas não sei quais.

Por exemplo na Clix, em tempos, davam um modem/router ADSL da Huawei super-fixe, que já vinha com 4 portas Ethernet do lado da LAN, com Firewall, servidor DHCP, NAT, DMZ, etc... etc... , que vinha com os kits de instalação vendidos nos supermercados por 25 Euros.... e que nem eram bloqueados à rede Clix, ou seja, utilizáveis na rede Sapo por exemplo... (como fiz :-) pois o modem ADSL USB do Sapo também era um nojo).
Este aparelho, como muitos outros parecidos, existe em versão para rede WAN de Cabo TV e para Ethernet, que também resolvia a questão se ligado ao simples modem da Cabovisão.

Será que alguém me saberia dizer que aparelhos de modem/router (marca e modelo) a Cabovisão tem disponível para troca, eventualmente quais são as características respectivas deles, e quais é que se recomendam mais de que outros ?

Desde já, muito obrigado pela ajuda,

Tinzinho.

Assunto da Mensagem: Re: Equipamento de acesso à Internet fornecido pela Cabovisã
MensagemEnviado: 09 Jun 2010 17:35 

Pessoal,

Do que li no Forum, parece que todos gostam muito do MTA Arris TouchStone.

Comparando as especificações desse Arris com o Scientific Atlanta que tenho, têm mais ou menos as mesmas características em termos de Internet, ou seja, apenas fazem de Bridge entre 2 meios de transporte de dados, cabo TV e Ethernet, mas sem funcionalidade de Router / Switch / FireWall / NAT / DMZ / servidor DHCP.

Ou seja, não me adiantava muito trocar para o Arris para resolver o problema de segurança da minha rede e com acesso partilhado entre vários PCs...

Mal por mal, se fosse a trocar, só seria se desse para usar uma ou as duas dessas 2 tomadas de telefone para ligar a outros serviços VoIP que não os da Cabovisão, por SIP.
(Aliás, alguém sabe se temos como configurar isso nesse MTA da Arris, ou estará vedado o acesso a estas coisas ? Alguém tem um desses e já experimentou ? ).

Ou seja, em termos de rede, queria saber se algum dos equipamentos fornecidos pela Cabovisão tem funcionalidades de Router e não apenas de Modem ou Bridge.

Obrigado,

Tinzinho

Assunto da Mensagem: Re: Equipamento de acesso à Internet fornecido pela Cabovisã
MensagemEnviado: 09 Jun 2010 17:40 

Registado: 06 Ago 2009 22:06
ISP: Netvisao
Acesso: cabo
ISP 2: Kanguru
Acesso 2: HSDPA
A cabovisão só fornece modem's ou MTA's (para VOIP).

Podes adquirir um router smc À cabovisão com um custo de 29.90€, router este com firewall.

MensagemEnviado: 09 Jun 2010 17:48 

jcrpp Escreveu:
A cabovisão só fornece modem's ou MTA's (para VOIP).

Podes adquirir um router smc À cabovisão com um custo de 29.90€, router este com firewall.

Obrigado pela dica !

Poderias p.f. me dizer que modelo de SMC á ao certo e/ou o que faz ?
E depois, na Cabovisão, onde e como é que o posso comprar ?
É um preço especial para clientes ou não ?

A minha ideia de alternativa seria de comprar uma Fonara 2.0n (www.fon.com/pt/ ) com todas as potencialidades fixes que tem :-)
Alguém tem experiencia com essa solução ? Recomenda-se ? Dá garantia de segurança, em termos de Firewall etc... ?

Obrigado,

Tinzinho

MensagemEnviado: 09 Jun 2010 18:22 

Registado: 23 Jan 2009 22:18
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
Já há informação aqui no Fórum sobre essas questões.

Se usares a Pesquisa, vais ver que ela funciona...

Até pode ser que descubras mais do que aquilo que estás à procura...

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

Página 1 de 1 [ 5 mensagens ] 

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: